Educação ambiental escolar: um instrumento para avaliar projetos

Cláudia Correia do Rêgo Monteiro, Lúcia Regina Goulart Vilarinho

Resumo


A educação ambiental, ao longo dos últimos anos, tem crescido nas escolas e as discussões sobre os dilemas ambientais também têm se ampliado de forma significativa. Tal fenômeno acompanha a trajetória do Colégio Pedro II desde o ano de 1992. Este estudo teve como objetivo construir, validar e pré-testar um instrumento de avaliação, que seja passível de ser aplicado a projetos escolares de educação ambiental, desenvolvidos no ensino fundamental II e no ensino médio, do Colégio Pedro II - Campus Humaitá II. Tomou como referência a legislação que aborda a questão da educação ambiental escolar e duas perspectivas teóricas que tratam respectivamente de projetos de aprendizagem e da educação ambiental crítica. Foi utilizada a abordagem centrada em especialistas, que buscou responder às seguintes questões de estudo: (a) até que ponto o instrumento de avaliação atende às demandas de aprendizagem na prática da educação ambiental?; (b) até que ponto o instrumento de avaliação atende às demandas de documentos e da Legislação que norteiam a prática da educação ambiental, no Colégio Pedro II campus Humaitá II?; e (c) até que ponto a perspectiva crítica se expressa na prática pedagógica dos docentes participantes de um projeto de educação ambiental no Colégio Pedro II, campus Humaitá II. O instrumento criado para avaliar os projetos de educação ambiental foi uma lista de verificação, validado e pré-testado por 12 especialistas das áreas de: avaliação, educação e educação ambiental. Foram avaliados quatro projetos de educação ambiental, alguns deles trabalhados de forma interdisciplinar. Entre os resultados encontrados destacam-se: (a) necessidade de alterações no instrumento indicadas pelos especialistas em avaliação e educação ambiental, o que foi feito antes da aplicação do pré-teste; e (b) os pré-testes revelaram que o instrumento é adequado para avaliar projetos escolares de educação ambiental. Concluiu-se que o instrumento é válido para ser aplicado em escolas de ensino fundamental e médio. O instrumento revelou-se um guia de orientação a ser seguido na elaboração de projetos escolares de educação ambiental por trazer orientações relevantes. Entende-se que o estudo propiciou o exercício de se colocar a teoria em prática, a partir da aplicação do instrumento e dos resultados alcançados.

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DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v0i0.4604



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Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

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