Avaliação da educação infantil em Escolas Montessorianas: elaboração e validação de instrumento

Anne Louise Gester de Souza, Angela Carrancho da Silva

Resumo


O objetivo deste estudo avaliativo foi elaborar um instrumento para avaliação do desenvolvimento e da aprendizagem de crianças de 3 a 6 anos em ambientes montessorianos. Para obtenção dos dados necessários ao estudo, foi desenvolvida uma avaliação por juízes especialistas. Para tanto foi elaborado um roteiro de entrevista que visava ao levantamento das concepções dos especialistas sobre a avaliação do desenvolvimento e aprendizagem da criança. A análise das respostas fornecidas pelos especialistas possibilitou a identificação das categorias e dos indicadores a serem contempladas no instrumento. A segunda etapa do estudo foi constituída de um questionário para validação pelos especialistas do instrumento elaborado. O instrumento proposto no estudo foi elaborado com base na revisão da literatura e nas expectativas apresentadas e validadas pelos especialistas. Em sua versão final, o instrumento contempla cinco categorias e cento e noventa indicadores, além de espaço para indicadores não antecipados, onde podem ser apresentados pontos fortes e fragilidades de cada dimensão avaliada. Há também a possibilidade de inserção de análises qualitativas em cada uma das categorias, desde que necessárias para compor o relatório final. Foram estabelecidos critérios de frequência para cada um dos indicadores que compõem as categorias.

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DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v0i0.4598



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Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

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