Instrumento para avaliação discente em fóruns sediados em Ambientes Virtuais de Aprendizagem

Ana Claúdia Ferreira Rayol, Christina Marília Teixeira da Silva

Resumo


O fórum on-line é um recurso utilizado em todas as disciplinas pedagógicas do curso de Licenciatura do Consórcio/UERJ, possibilitando interações assíncronas entre professores e estudantes que utilizam o ambiente virtual. No entanto, a autora do estudo tem observado que parte expressiva dos estudantes não participa dos fóruns oferecidos. Nesses fóruns os estudantes são avaliados de forma subjetiva, privilegiando-se indicadores quantitativos, em detrimento da qualidade das mensagens postadas. Além disso, os professores tutores não utilizam um instrumento específico para tal avaliação. Nesse sentido, o objetivo deste estudo foi elaborar um instrumento para avaliação discente em fóruns on-line oferecidos nas disciplinas pedagógicas do curso de Licenciatura do Consórcio CEDERJ/UERJ. Para a obtenção dos dados do estudo, foi aplicado um questionário aos professores tutores, com a finalidade de obter informações sobre a utilização pedagógica dos fóruns por eles mediados. Os resultados obtidos junto aos professores indicaram a necessidade de elaboração de instrumento para guiar o processo avaliativo dos discentes nesses fóruns. A análise das respostas fornecidas possibilitou identificar duas categorias a serem contempladas no instrumento, a saber, Participação e Interatividade, com respectivos indicadores. O instrumento proposto no estudo foi elaborado com base na revisão da literatura e nas expectativas apresentadas pelos professores tutores. Espera-se que estudos futuros abordem aspectos que não foram tratados no estudo, ampliando a possibilidade de aperfeiçoamento do instrumento elaborado, assim como de todo o processo ensino aprendizagem em ambientes on-line.

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DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v0i0.4596



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Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

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