Instrumento para avaliação discente em fóruns sediados em Ambientes Virtuais de Aprendizagem
Resumo
Texto completo:
PDFReferências
ARAÚJO JÚNIOR, C. F. E.; MARQUESI, S. C. Atividades em ambientes virtuais de aprendizagem: parâmetros de qualidade. In: LITTO, F. M.; FORMIGA, M. (Org.). Educação a distância: o estado da arte. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009.
ARETIO, L. G. La educación a distancia: de la teoria a la prática. Barcelona: Ariel, 2001.
BAFFI, A. T. O planejamento em educação: revisando conceitos para mudar concepções e práticas. Pedagogia em Foco, Petrópolis, 2002. Disponível em: . Acesso em: 5 jun. 2010.
BEHRENS, M. A. Projetos de aprendizagem colaborativa num paradigma emergente. In: MORAN, J. M.; MASETTO, M. T.; BEHRENS, M. A. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 14. ed. Campinas, SP: Papirus, 2008.
BOAVENTURA, E.; PÉRISSE, P. Educação e globalização: uma perspectiva planetária. Ensaio: avaliação das políticas públicas em educação, Rio de Janeiro: v. 7, n. 22, p. 83-90, jan./mar. 1999.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 23 dez. 1996.
______. Ministério da Educação e do Desporto. Portaria Ministerial nº 2.253, de 18 de outubro de 2001. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 2001.
BRITO, R. V. El foro eletrônico: uma herramienta tecnológica para facilitar el aprendizaje colaborativo. Edutec-e: revista eletrónica de tecnología educativa, Palma, Illes Balears, n.17, mar. 2004. Disponível em: . Acesso em: 11 maio 2010.
FERREIRA, D. M. Proposta de avaliação de um web fórum por meio de rubricas. 2009. 107 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Avaliação) - Fundação Cesgranrio, Rio de Janeiro, 2009.
FORMIGA, M. A terminologia da EAD. In: LITTO, F. M.; FORMIGA, M. (Org.). Educação a distância: o estado da arte. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009.
FUNDAÇÃO CECIERJ; CONSÓRCIO CEDERJ. Fundação, Rio de Janeiro, 2010. Disponível em: . Acesso em: 10 jan. 2010.
LEFFA, V. J. Aprendizagem mediada por computador à luz da Teoria da Atividade. Calidoscópio, São Leopoldo, RS, v. 3, n. 1, p. 21-30, 2005.
LÉVY, P. Cibercultura. São Paulo: Ed. 34, 1999.
MASETTO, M. T. Mediação pedagógica e o uso da tecnologia. In: MORAN, J. M.; MASETTO, M. T.; BEHRENS, M. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 14. ed. Campinas, SP: Papirus, 2008.
MORAN, J. M. Contribuições para uma pedagogia da educação on-line. In: SILVA, M. Educação on-line: teorias, práticas, legislação, formação corporativa. São Paulo: Loyola, 2003.
MORAN, J. M. Os novos espaços de atuação do educador com as tecnologias. In: ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO, 12., 2004, Curitiba. Anais... Curitiba, 2004. Disponível em: . Acesso em: 17 jan. 2010.
OLIVEIRA, E. G. Educação a distância na transição paradigmática. Campinas, SP: Papirus, 2003.
PALLOFF, R.; PRATT, K. O aluno virtual: um guia para trabalhar com estudantes online. Tradução Vinícius Figueira. Porto Alegre: Artmed, 2004.
SÁNCHEZ, L. P. El foro virtual como espacio educativo: propuestas didácticas para su uso. Verista Quardens Digitals Net, [S. l.], n. 40, p. 1-18, nov. 2005. Disponível em: . Acesso em: 22 fev. 2010.
SILVA, A. C. (Org.) Infovias para a educação. Campinas, SP: Alínea, 2004.
SILVA, C. M. T; SILVA, A.C. O Desafio da aprendizagem em ambientes virtuais: da possível mudança à provável repetição de modelos. In: CREAD MERCOSUR/SUL, 12., 2008, Rio de Janeiro. Congresso Internacional de Educação a Distância: anais... Rio de Janeiro: ENSP, Fiocruz, 2008.
DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v0i0.4596
Direitos autorais 2023 Fundação Cesgranrio

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Principios Norteadores para o Avaliador
Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)
Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:
1. Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.
2. Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.
3. Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.
4. Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.
5. Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.
Indexado em:
Miguilim - Diretório das revistas científicas eletrônicas brasileiras
DOAJ - Directory of Open Access Journals
EBSCO - Information Services
Latindex - Sistema regional de información en línea para revistas científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal
LivRe! - Portal do CNEN - Comissão Nacional de Energia Nuclear do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação
OEI - Organizacion de Estados Iberoamericanos (Madri, Espanha, CREDI)
RCAAP - Repositorio Cientifico de Acesso Aberto de Portugal
REDIB - Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico
Scopus - A maior base de dados de abstracts e citacao de literatura revisada por pares:periodicos cientificos, livros e anais
Scimago
SJR : Scientific Journal Rankings

Meta: Aval., Rio de Janeiro, ISSN 2175-2753.