Construção de instrumento de avaliação do assessoramento a franqueados

Alexandre Tinel Raposo, Artur Marecos Parreira e Moreira Gonçalves

Resumo


Este estudo objetivou construir um instrumento de avaliação do assessoramento a franqueados. Com base na abordagem centrada em especialistas, o estudo foi norteado pelo propósito de produzir um instrumento de avaliação válido e confiável, capaz de ser utilizado por qualquer rede de franquia. Elaborada a versão inicial do instrumento, a mesma foi avaliada pelo corpo de especialistas, composto por cinco franqueados, de diferentes de redes de franquia, todos com comprovada experiência no sistema de franchising. Por meio de um questionário, cada especialista avaliou a necessidade de alterar, incluir e retirar alguma questão da primeira versão. Coletados os dados, foram compiladas e seguidas todas as indicações dos especialistas, obtendo-se a versão consolidada do instrumento de avaliação. Em complemento, por meio de outro questionário, os especialistas avaliaram a versão consolidada do instrumento, validando o seu conteúdo e os critérios para mensuração de seus resultados. Por fim, o instrumento foi aplicado em uma rede de franquia do segmento de alimentação. No estudo é feita a recomendação de que o instrumento de avaliação seja submetido à apreciação da Associação Brasileira de Franchising, para que o divulgue e disponibilize a todas as redes de franquia localizadas no País, como um instrumento padrão de abrangência nacional.

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DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v0i0.4595



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Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

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Meta: Aval., Rio de Janeiro, ISSN 2175-2753.