A prática do orçamento participativo na Universidade Federal do Rio de Janeiro: um estudo avaliativo

Sonia Maria Lopes de Morais, Angela Carrancho da Silva

Resumo


O presente estudo teve por objetivo avaliar até que ponto o Orçamento Participativo adotado na Universidade Federal do Rio de Janeiro, no período de 2005-2010, configurou-se como um efetivo instrumento de planejamento. Este estudo sustentou-se em quatro pilares: (1) oportunizar a instituição um maior conhecimento de sua realidade, no que tange ao gerenciamento dos seus recursos; (2) promover uma melhor compreensão do impacto ocasionado pelas ações gerenciais implementadas; (3) identificar o grau de representatividade e aceitabilidade da atual prática gerencial quanto ao Orçamento Participativo e (4) conscientizar aos gestores da alta esfera a reformularem suas estratégias operacionais, com vistas à superação de eventuais problemas identificados. A metodologia utilizada foi de caráter descritivo, com abordagem quantitativa, buscando realizar um procedimento analítico sustentado na percepção dos atores envolvidos quanto à atual prática orçamentária e quanto à adequação dos procedimentos utilizados para formalização da demanda institucional. Como recurso para coleta de dados foi elaborado uma escala do tipo “opinião” dentro de cinco dimensões – eficiência, eficácia, efetividade, equidade e consistência dos dados - voltados para a medição do desempenho institucional. De acordo com os resultados apresentados, pode-se inferir que o Orçamento Participativo configurou-se como um potencial instrumento de planejamento, útil ao sistema gerencial, necessitando, contudo, de aprimoramento quanto à formulação do desempenho das suas funções dentro do sistema financeiro-orçamentário.

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DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v0i0.4592



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Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

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