O pregão eletrônico no Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ: um estudo avaliativo

Olívia Meireles Ribeiro dos Santos, Glauco da Silva Aguiar

Resumo


O objetivo deste estudo foi avaliar a eficiência do pregão eletrônico no Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ. Desde dezembro de 2017, quando a unidade passou a realizar seus pregões eletrônicos, foram adquiridos cerca de 200 itens que atenderam tanto ao Fórum de Ciência e Cultura quanto a outras unidades da UFRJ e a outros órgãos do Governo Federal. Nunca houve, no entanto, qualquer avaliação que analisasse se esses procedimentos atendem às necessidades da unidade de forma satisfatória, bem como sua eficácia, suas vantagens e desvantagens. Foi utilizada a abordagem avaliativa Centrada na Administração, que tem como objetivo auxiliar os tomadores de decisões, fornecendo dados para o seu julgamento. A avaliação foi realizada por meio de um questionário composto por questões fechadas e abertas, e também por meio de análise documental. O questionário foi submetido à validação técnica e à validação de conteúdo e respondido por 20 servidores. Para a realização da avaliação considerou-se seis categorias e 20 indicadores. Além disso, foram consolidadas, por meio de análise de conteúdo, as respostas às questões abertas, identificando as ideias centrais contidas nos comentários e opiniões registrados. Os resultados desta avaliação demonstraram que o pregão eletrônico realizado pelo Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ atende às necessidades da unidade, tendo obtido nível de satisfação alto em cinco das seis categorias contempladas, e nível de satisfação médio em apenas uma categoria. A análise dos dados qualitativos apontou como vantagens do procedimento, na opinião dos respondentes, a agilidade/rapidez, a economia gerada pelo procedimento e a transparência do pregão eletrônico; como desvantagens, foram citadas a qualidade do material, frequentemente associado à escolha do menor preço, e a dificuldade em comprar equipamentos específicos, associado à proibição de indicar marcas. Como fator que mais dificulta o processo de compras pelo Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ, foi citada a falta de recursos financeiros.

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DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v0i0.4584



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Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

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Meta: Aval., Rio de Janeiro, ISSN 2175-2753.