Os serviços da Secretaria Acadêmica do Instituto de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro: satisfação dos alunos

Monica Fontoura de Oliveira, Ligia Gomes Elliot

Resumo


O presente estudo teve como objetivo avaliar os serviços prestados pela Secretaria Acadêmica do Instituto de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro, bem como as condições de infraestrutura das instalações e do acesso ao público a este setor administrativo. A Secretaria Acadêmica desempenha um importante papel institucional para os alunos do Bacharelado e da Licenciatura em História, desde o ingresso em um destes cursos até a colação de grau, como último ato acadêmico. A partir da elaboração de um histórico relacionado às transformações do perfil institucional da Unidade Acadêmica analisada, foi elaborado um detalhamento do objeto central da avaliação, a Secretaria Acadêmica do Instituto de História, no que se refere à reformulação dos cursos; à estrutura organizacional; às principais atividades e à dinâmica funcional. A abordagem avaliativa adotada foi a centrada nos consumidores, visando obter o julgamento do valor ou mérito dos serviços dirigidos ao público alvo. Para atingir o objetivo este estudo, foi construído um questionário composto de 11 questões fechadas e abertas para mensurar a satisfação dos alunos com relação aos serviços prestados e à infraestrutura. A análise dos dados quantitativos e qualitativos foram consideradas de forma complementar, na medida em que sinalizaram o grau de satisfação predominante ou de insatisfação existentes. Os índices obtidos indicam que a satisfação dos alunos com relação aos serviços prestados foi alta, o que sinaliza que os respondentes se situaram entre as opções satisfeito e muito satisfeito. Os resultados indicam a relevância deste estudo, que reside na possibilidade de propor sugestões à gestão da Diretoria Adjunta de Graduação e Extensão e à Direção do Instituto de História da UFRJ para atender as demandas apresentadas pelos alunos.

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DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v0i0.4583



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Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

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