Meta-avaliação da Avaliação Institucional Externa da Universidade do Grande Rio Prof. José de Souza Herdy - Unigranrio

Márcia Galdino de Araújo Serour, Angela Carrancho da Silva

Resumo


Este estudo consiste na meta-avaliação do processo de Avaliação Institucional Externa (AIE) desenvolvido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), do Ministério da Educação (MEC), junto a Instituições de Ensino Superior. A meta-avaliação desenvolveu-se em uma universidade privada do Estado do Rio de Janeiro em 2009. Avaliou-se o processo, identificaram-se conceitos, métodos, instrumentos, etapas, prazos e resultados da unidade objeto do estudo. Baseado nos fundamentos de avaliação institucional e pelas percepções dos sujeitos avaliados, coletados por análise documental, buscou-se os pontos de convergência e divergência entre os fundamentos e o Relatório de AIE apresentado pelo INEP a IES, com foco nos critérios de avaliação, segundo Sanders (1995), eficaz, eficiente, efetivo e relevante, e segundo Joint Committee (1994), utilidade, viabilidade, ética e precisão, verificando-se a validade e confiabilidade dos procedimentos e resultados apresentados no relatório final. O relatório da comissão de avaliadores especialistas baseou-se no instrumento de AIE elaborado pelo INEP que consta de 10 dimensões. Os indicadores das dimensões foram conceituados de 1 a 5 em ordem crescente de excelência, sendo 1 “muito aquém” de um referencial mínimo de qualidade e 5, “muito além”, ressaltando ser 3 o referencial mínimo, correspondente a um perfil satisfatório, conforme estabelecido pelo INEP. Urge retroalimentar o processo avaliativo de meta-avaliação, considerando que o relatório final apresentado não gerou detalhamento esperado, ouse já não atendeu a eficácia almejada. Apesar do resultado final satisfatório, apontaram-se pontos fortes e fragilidades do processo avaliativo.

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DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v0i0.4580



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Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

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