A biblioteca do Instituto Multidisciplinar da UFRRJ: um estudo avaliativo sob o olhar do usuário

Luiz Fernando Corrêa da Silva Cavalcante, Maria de Lourdes Sá Earp de Mello e Silva

Resumo


As bibliotecas universitárias representam um importante papel na produção de conhecimento e disseminação da informação por meio de seus serviços e produtos. Sob esta ótica, é fundamental conhecer as percepções dos usuários em relação aos serviços recebidos. As recentes avaliações do MEC sinalizaram dificuldades quanto à infraestrutura e ao acervo da biblioteca do Instituto Multidisciplinar. Nesse sentido, este estudo tem o propósito de avaliar a biblioteca do Instituto Multidisciplinar da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro do ponto de vista dos estudantes de graduação. Para alcançar esse objetivo, foi construído um questionário com questões fechadas e abertas para medir a satisfação dos estudantes acerca da infraestrutura, dos serviços e produtos e do acervo da biblioteca. Como resultado, o estudo apontou para uma relativa satisfação dos estudantes quanto à infraestrutura bem como uma insatisfação em relação ao acervo. A análise qualitativa trouxe elementos para que se compreendessem as razões da insatisfação dos respondentes em relação a todos os indicadores do estudo. O estudo recomenda que sejam realizadas ações no sentido de modificações nos aspectos avaliados negativamente da infraestrutura, serviços e produtos e acervo com base nos relatos dos envolvidos. Também se sugere que o produto dessa avaliação seja disponibilizado à direção do Instituto Multidisciplinar da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, a fim de fazer parte do Plano de Desenvolvimento Institucional 2017-2021, tendo em vista o projeto de expansão da biblioteca no campus Nova Iguaçu.

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DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v0i0.4577



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Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

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