Avaliação do Sistema de Treinamento de uma Autarquia Federal: estudo de caso

Karina Matesco Nunes, Artur Marecos Parreira e Moreira Gonçalves

Resumo


O presente estudo teve por objetivo avaliar o nível de adequação das estruturas, processos e padrões de ação do sistema de treinamento e desenvolvimento de uma autarquia federal, nomeada Instituição X, em seus diversos componentes: diagnóstico de necessidades de treinamento, planejamento das ações formativas e avaliação dos resultados da aprendizagem. A escolha da instituição se deve à existência de um extenso programa de treinamento dos seus servidores que, em média, realiza 300 ações de treinamento por ano, em diversas modalidades, como treinamento on the job, cursos, congressos, seminários e workshops; e ainda ao interesse da realização do estudo científico na área de gestão, por parte da própria Instituição. Trata-se de um estudo de caso, e a metodologia adotou aos critérios do modelo teórico da tripla competência proposto por Robert Katz (1974), que é amplamente utilizado pelos especialistas nessa matéria e praticado em empresas privadas e órgãos públicos, com nível de maturidade avançado em Gestão de Pessoas. A avaliação dos resultados do treinamento seguiu os critérios propostos por Donald Kirkpatrick (1976). Os resultados do estudo mostram que o sistema de treinamento e desenvolvimento da instituição em questão, apesar de bem organizado, ainda se encontra distante da utilização do modelo de gestão de competências, mas caminha para um modelo dessa natureza.

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DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v0i0.4575



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Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

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