Avaliação do Clima Organizacional do Instituto de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro: a voz dos servidores técnico-administrativos

Fábio Paiva de Souza, Maria de Lourdes Sá Earp de Mello e Silva

Resumo


O estudo avaliativo teve por objetivo avaliar o clima organizacional do Instituto de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro segundo a percepção dos servidores técnico-administrativos. Aspectos como falta de segurança, sobrecarga de trabalho e qualidade dos equipamentos, entre outros, tem levado o instituto a ser alvo de queixas e reclamações dos servidores técnico administrativos. A realização de um estudo avaliativo no Instituto de História se justifica na medida em que um melhor conhecimento do Clima Organizacional pode colaborar para a melhoria da qualidade do ambiente do Instituto de História. Foi utilizado um instrumento denominado de Escala de Clima Organizacional, também aplicado em outros estudos sobre o clima organizacional de universidades federais. A escala em questão está composta de cinco fatores: Apoio da chefia e da organização, Recompensa, Conforto físico, Controle/pressão, Coesão entre colegas. Todos os servidores do Instituto de História responderam ao instrumento. Os resultados foram apresentados por cada fator da escala de clima organizacional. O estudo demonstrou que o clima organizacional no Instituto de História foi avaliado como ruim ainda que fatores como Apoio da chefia e da organização, Coesão entre colegas e Controle/pressão tenham sido avaliados como mediano e bom. Os pontos frágeis apontados pelos servidores foram condições precárias no ambiente de trabalho e desvalorização do servidor.

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DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v0i0.4573



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Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

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