Avaliação por empowerment: uma aplicação no processo de autoavaliação institucional de uma universidade pública federal

Cibeli Cardoso Reynaud, Ana Carolina Letichevsky, Thereza Penna Firme

Resumo


O presente estudo teve como propósito descrever e avaliar o primeiro ciclo autoavaliativo da UNIRIO, uma instituição federal de ensino superior, sob a égide do SINAES, no período 2004-2006. O estudo foi realizado a partir da aplicação de um questionário com 15 questões, destinado aos segmentos docente, técnico administrativo e discente, contemplando oito das 10 dimensões estabelecidas no Roteiro de Autoavaliação Institucional 2004 da CONAES. A avaliação por empowerment, criada por Fetterman, Kaftarian e Wandersman (1996), foi escolhida como abordagem para o estudo, na perspectiva de que os integrantes da Comissão Própria de Avaliação (CPA) são também interessados nos resultados do processo de autoavaliação institucional e que a referida abordagem se propõe a fornecer aos interessados, segundo seu autor, “ferramentas para avaliar o planejamento, a implementação e a autoavaliação do seu programa”. Sua metodologia consiste essencialmente em três passos, ou seja, Missão, Inventário e Plano para o Futuro e se fundamenta em princípios norteadores, acentuando seu caráter participativo e democrático. Os dados levantados sobre o processo autoavaliativo da UNIRIO apontaram para a necessidade de: 1) fortalecer e consolidar a cultura avaliativa no interior da universidade; 2) definir e consolidar a estrutura e o funcionamento da CPA, e 3) revisar o instrumento no que diz respeito ao atendimento das 10 dimensões, a presença as questões que contemplem igualmente aos três segmentos, e à sua apresentação visual.

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DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v0i0.4571



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Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

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Meta: Aval., Rio de Janeiro, ISSN 2175-2753.