A metodologia de contratualização de resultados de uma autarquia estadual: um estudo avaliativo

Carlos Alberto Couto da Silva Junior, Maria Beatriz Gomes Bettencourt

Resumo


O presente estudo teve por objetivo avaliar a metodologia de contratualização de resultados adotada por uma determinada autarquia estadual, no período de 2012 a 2014. A contratualização de resultados insere-se dentro de um novo paradigma acerca do papel do aparelho do Estado conhecido por Nova Administração Pública, o qual deixa de se orientar para o controle dos procedimentos e passa a se orientar para o cidadão e para a obtenção de resultados. O estudo adotou uma abordagem avaliativa centrada na administração e se baseou no papel formativo da avaliação. Para tanto, recorreu aos procedimentos da pesquisa bibliográfica, documental e de campo para a coleta dos dados e às abordagens quantitativa e qualitativa para o tratamento dos dados, por intermédio da aplicação dos instrumentos questionário e roteiro de entrevista. Os resultados da avaliação demonstraram a baixa presença de diversas práticas elencadas pelo referencial teórico utilizado na rotina organizacional, principalmente, aquelas relacionadas com o gerenciamento e monitoramento dos resultados acordados, o que requer a adoção de uma série de ações para a correção dos desvios identificados. Dentre as diversas recomendações, destacam-se a formalização dos resultados, objetivos, metas, desempenhos, padrões, responsabilidades, atividades, prazos e meios no âmbito individual e o maior rigor por parte dos gestores no acompanhamento do desempenho dos servidores ao longo do ciclo de desempenho. Por fim, a partir da compreensão da realidade gerencial de três unidades administrativas, averiguou-se a ocorrência de algumas boas práticas gerenciais, quanto ao evidenciado pelo tratamento quantitativo, o que pode servir de inspiração para a instituição no seu processo de mudança organizacional.

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DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v0i0.4570



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Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

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