Acessibilidade na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro: um estudo avaliativo

Barbara Ribeiro Mamede Rocha, Elaine Rodrigues Perdigão

Resumo


Este estudo objetivou avaliar as ações de Acessibilidade da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) voltadas para os alunos com deficiência dos cursos de Graduação presencial. Adotou-se a abordagem avaliativa centrada nos participantes considerando que estes, além de possuírem conhecimento sobre a situação avaliada, são os maiores interessados nos desdobramentos da avaliação. Foram utilizados dois instrumentos avaliativos, a entrevista semiestruturada e o questionário on-line, norteados a partir do quadro de critérios, contendo as categorias, indicadores e objetivos, validados por dois especialistas em avaliação, docentes do Curso de Mestrado Profissional em Avaliação da Faculdade Cesgranrio. Os resultados obtidos permitiram responder à questão avaliativa: a que ponto as ações de acessibilidade e inclusão implementadas pela UNIRIO, no período de 2017 a 2019, buscaram garantir a inclusão dos alunos com deficiência nos cursos de Graduação presencial? Concluiu-se que a política de acessibilidade e inclusão da UNIRIO apresenta fragilidades e lacunas que não podem garantir, no momento, que os alunos estejam plenamente incluídos. Recomendou-se a criação do núcleo de acessibilidade como um órgão responsável pela política de acessibilidade da UNIRIO com ações voltadas para a inclusão dos alunos com deficiência, promovendo amplamente a acessibilidade.

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DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v0i0.4569



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Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

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