Avaliação da supervisão pedagógica do Colégio Pedro II: uma experiência vivida

Aura Tereza do Nascimento Teixeira, Christina Marília Teixeira da Silva

Resumo


O presente estudo teve como objetivo avaliar a atuação da Supervisão Pedagógica do Setor de Supervisão e Orientação Pedagógica (SESOP), na percepção de docentes do Colégio Pedro II. Para a obtenção dos dados foram utilizados dois instrumentos, a saber: um questionário, preenchido pelos professores, para verificar sua percepção a respeito da atuação do Setor de Supervisão e Orientação Pedagógica e um checklist preenchido pela autora do estudo, que trabalha no SESOP. Para a análise dos resultados obtidos nas questões fechadas dos instrumentos utilizou-se Estatística Descritiva, que envolveu a elaboração de tabelas. No que diz respeito às questões abertas, realizou-se uma análise qualitativa. Dentre os principais resultados tem-se que na percepção dos docentes os pontos fortes da atuação do SESOP são: (a) o interesse e a preparação profissional dos elementos do setor na dinâmica da vida escolar; (b) a anamnese dos alunos e seu grupo familiar, feita pelo setor; e (c) a ênfase dada ao desenvolvimento dos valores éticos pela comunidade escolar. Com relação aos pontos fracos, destacou-se a pouca participação do SESOP no planejamento escolar, na práxis avaliativa e na implementação de ações interdisciplinares. No estudo são feitas recomendações no sentido de que a atuação do SESOP possa ser mais efetiva.

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DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v0i0.4568



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Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

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