Avaliação da gestão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro/Campus Nilópolis

Andrea Nunes da Silva, Christina Marília Teixeira da Silva

Resumo


O objetivo do estudo foi avaliar, buscando-se fundamentação na legislação vigente e no Projeto Político Institucional (PPI), o atual processo de gestão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ)/Campus Nilópolis no que se refere aos pressupostos da gestão democrática. As questões que nortearam o estudo foram: (a) até que ponto professores do IFRJ/Campus Nilópolis compreendem o significado da gestão democrática?; (b) em que medida professores, alunos, pais e responsáveis participam efetivamente da atual gestão?; e (c) até que ponto a atual gestão escolar vem colocando em prática os pressupostos da gestão democrática? Para a obtenção dos dados do estudo realizou-se o levantamento da legislação vigente, bem como de diversos documentos da instituição no que concerne ao tema estudado. Foram aplicados também diferentes instrumentos, a saber, questionários a alunos e professores e roteiro de entrevista à direção geral. Os resultados do estudo indicaram que a maioria dos docentes não possuía uma compreensão ampla a respeito do significado da gestão democrática, tal como preconizada na legislação vigente e no PPI da instituição. Ficou evidenciado, também, o desconhecimento de boa parte destes sobre os aspectos envolvidos na gestão democrática. Constatou-se que a participação de alunos, professores, pais e responsáveis na atual gestão era incipiente. Dessa forma, verificou-se que os pressupostos da gestão democrática têm sido colocados em prática, de forma parcial, pela atual gestão. No estudo são feitas recomendações com a finalidade de se favorecer a prática da gestão democrática no IFRJ/Campus Nilópolis.

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DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v0i0.4567



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1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

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