A rotatividade no cargo de ajudante de carga e descarga em uma empresa estatal brasileira: um estudo avaliativo

Adriana do Rego Barros, Ovidio Orlando Filho

Resumo


A rotatividade é um desafio para a gestão de pessoas, independentemente do tipo e do porte da empresa em que ela se apresente. Este estudo avaliativo teve por objetivo identificar as possíveis causas da ocorrência da rotatividade do cargo de ajudante de Carga e Descarga em sete regionais de uma empresa estatal de grande porte. A abordagem avaliativa utilizada foi a centrada na administração e buscou responder às seguintes questões avaliativas: (a) em que medida o processo seletivo público, realizado pela empresa para selecionar pessoas para a função de Ajudante de Carga e Descarga, contribui para os índices de rotatividade dos funcionários?; (b) em que medida os processos de gestão de pessoas colocados em prática na empresa contribuem para os índices de rotatividade dos Ajudantes de Carga e Descarga?; e (c) em que medida aspectos físicos, psicológicos, ambientais e oportunidades contribuem para os índices de rotatividade dos Ajudantes de Carga e Descarga da empresa? Para tanto, elaborou-se um quadro de categorias, indicadores e itens de onde se originaram as perguntas dos instrumentos utilizados na coleta de dados. Foram elaborados dois questionários e uma entrevista semiestruturada. O primeiro questionário teve como público alvo os Ajudantes de Carga e Descarga, e o segundo os seus supervisores diretos. A entrevista semiestruturada teve como respondentes os gerentes regionais. As respostas a essas questões surgiram da análise dos dados coletados nos instrumentos. No que concerne às conclusões extraídas do estudo, verificou-se uma forte tendência de o formato do processo seletivo ser um dos fatores de grande influência na rotatividade do cargo. Outro fator destacado foi a característica de periculosidade do cargo e o alto índice de afastamentos por motivos de saúde. Dentre as recomendações sugeridas, consta um estudo detalhado do formato atual do processo seletivo, incluindo os critérios de classificação apresentados em cada etapa.

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DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v0i0.4564



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Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

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