Alfabetização e formação continuada: um permanente processo avaliativo
Resumo
Texto completo:
PDFReferências
ALBERNAZ, A.; FERREIRA, F.; FRANCO, C. Qualidade e equidade no ensino fundamental brasileiro. Pesquisa e Planejamento Econômico, Rio de Janeiro, v. 32, n. 3, 2002.
ALMEIDA, A. M. Deixando que as crianças falem: a concepção de alfabetização das crianças em processo de aquisição da língua escrita. Monografia (Especialização) - Instituto de Psicologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1992.
ALMEIDA, A. M.; CORREA, J. Aprendendo a ler e a escrever na palavra dos aprendizes. In: REUNIÃO ANUAL DE PSICOLOGIA, 25., 1995, Ribeirão Preto. Resumos de Comunicações Científicas. Ribeirão Preto: SBP, 1995.
BALL, S. Cidadania global, consumo e política educacional. In: SILVA, L. H. (Org.). A escola cidadã no contexto da globalização. Petrópolis: Vozes, 1998.
BAUDELOT, C. Le scandale des héritiers, les Inrockuptibles. Dossier Pierre Bourdieu (1930-2002), Paris, n. 323, fév. 2002.
BAKER, A. et al. Kindergarten and first-grade teachers’ reported knowledge of parents’ involvement in their children’s education. The Elementary School Journal, v. 99, n. 4, p. 367-380, 1999.
BASTOS, M. M. Espaços de formação do profissional da educação: movimento em rede. In: GARCIA, R. L. Aprendendo com os movimentos sociais. Rio de Janeiro: DP&A: SEPE, 2000.
BATISTA, A. A. G. Os professores são não-leitores? In: MARINHO, M.; SILVA, C. S. R. (Org.). Leituras do professor. Campinas: ALB: Mercado de Letras, 1998.
BORTONI-RICARDO, S. M. Pesquisa qualitativa e a prática do professor. In: CEARÁ. Projeto de formação continuada para professores do ensino médio, área de língua portuguesa e literatura. Brasília, DF, CEAD, 2006.
BOURDIEU, P. Os três estados do capital cultural. In: NOGUEIRA, M. A.; CATANI, A. (Org.). Escritos de educação. Petrópolis: Vozes, 1998.
BRAGHIROLLI, E. M. Psicologia geral. 9. ed. Porto Alegre: Vozes, 1990.
BRASIL. Lei nº. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 dez. 1996.
CATANI, A. (Org.). Escritos de educação. 2 ed. Petrópolis: Vozes, 1998.
CANDAU, V. M. F. Formação continuada de professores: tendências atuais. In: REALI, A. M. M. R.; MIZUKAMI, M. G. N. (Org.). Formação de professores: tendências atuais. Porto: Porto Ed., 1999.
COSTA, N. M. L. A formação contínua de professores: novas tendências e novos caminhos. Holos, Ribeirão Preto, SP, ano 20, dez. 2004.
CODO, W.; MENEZES, I. As relações entre a escola, a vida e a qualidade de ensino: relatório técnico. Brasília: CNTE, 2001.
DALVESCO, A. et al. Correlação entre WISC e rendimento escolar na escola pública e na escola particular. Psicologia: reflexão e crítica, Porto Alegre, v. 11, n. 3, p. 481- 495, 1998.
FERRÃO, M. E. et al. Aluno repetente: perfil, condições de escolarização e identificação dos fatores sociais: relatório técnico. Brasília, DF, MEC, INEP, 2002. Não publicado.
FERREIRA, A. B. H. Novo dicionário Aurélio da língua portuguesa. 3. ed. rev. ampl. Rio de Janeiro: Nova fronteira, 1999.
FERREIRA, M. C. T.; MARTURANO, E. M. Ambiente familiar e os problemas do comportamento apresentados por crianças com baixo desempenho escolar. Psicologia: reflexão e crítica, Porto Alegre, v. 15, n. 1, p. 35-45, 2002.
FONSECA, V. Introdução às dificuldades de aprendizagem. 2. ed. Porto Alegre: ArtMed,1995.
FME. Fundação Municipal de Educação. Niterói, 2009. Disponível em: . Acesso em: abr. 2009.
______. Documento-proposta de Currículo e Avaliação. Niterói, RJ: Gráfica UERJ, 1994.
______. Relatório geral da Fundação Municipal de Educação de Niterói. Niterói, RJ, 2004.
______. Relatório geral da Superintendência de Desenvolvimento de Ensino da Fundação Municipal de Educação de Niterói. Niterói, RJ, 2005.
FREIRE, P. Educação e mudança. Rio de Janeiro. Paz e terra, 1983.
______. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
______. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
______. Política e educação. 6 ed. São Paulo: Cortez. 2001.
GINZBURG, C. Mitos, emblemas, sinais. São Paulo: Cia das Letras, 2007.
HARGREAVES, E.; RYAN. J. Educação para mudança: recriando a escola para adolescentes. Porto Alegre: Artmed, 2001.
MULLIS, I. V. S. et al. IEA's Progress in International Reading Literacy Study in Primary School in 40 Countries. Chestnut Hill, MA: TIMSS & PIRLS International Study Center, Boston College, 2007. Disponível em: . Acesso em: abr. 2009.
INEP. Prova Brasil: avaliação do rendimento escolar: Censo Escolar, Prova Brasil e Saeb compõem o Ideb. Brasília, DF, 2007. Disponível em: . Acesso em: maio 2009.
______. Resultados do SAEB 2003: Brasil. Brasília, DF, 2004. Versão preliminar.
LOCKHEED, M. E.; VERSPOOR, A. melhorar a educação primária nos países em desenvolvimento, Oxford: Oxford University Press, 1991.
MARINHO, M.; SILVA, C. S. R. (Org.) Leituras do professor. Campinas: ALB: Mercado de Letras, 1998.
MARTELETO, L. J. O papel do tamanho da família na escolaridade dos jovens. Revista Brasileira de Estudos da População, Rio de Janeiro, v. 2, n. 9, p. 159-177.
NOGUEIRA, M. A. Relação família-escola: novo objeto na Sociologia da Educação. Paideia, Ribeirão Preto, SP, v. 8, n. 14-15, p. 91-103, 1998.
NÓVOA, A. Educação: entre políticas, retóricas e práticas. Revista Presença Pedagógica, nº 50, Nov./Dez., 2004.
PERRENOUD, P. Pedagogia diferenciada: das intenções à ação. Porto Alegre: Artmed, 2000.
PRADA, L. E. A. Formação participativa de docentes em serviço. Taubaté, SP: Cabral Ed. Universitária, 1997.
RIBEIRO, D. O livro dos CIEPs. Rio de Janeiro: Bloch, 1986.
SOARES, J. F. Alfabetização e letramento. São Paulo: Contexto, 2003.
SOARES, J. F.; COLLARES, A. C. M. Recursos familiares e o desempenho cognitivo dos alunos do ensino básico brasileiro. Revista Dados, Rio de Janeiro, v. 49, n. 3, p. 615-650, 2006.
ÚLTIMO Segundo, Brasília, 11 jun. 2008.
RIO DE JANEIRO (Estado). IDEB no Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2007. Disponível em: . Acesso em:
WEISZ, T. O diálogo entre o ensino e a aprendizagem. São Paulo: Ática, 2002.
DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v0i0.4561
Direitos autorais 2023 Fundação Cesgranrio
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Principios Norteadores para o Avaliador
Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)
Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:
1. Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.
2. Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.
3. Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.
4. Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.
5. Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.
Indexado em:
Miguilim - Diretório das revistas científicas eletrônicas brasileiras
DOAJ - Directory of Open Access Journals
EBSCO - Information Services
Latindex - Sistema regional de información en línea para revistas científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal
LivRe! - Portal do CNEN - Comissão Nacional de Energia Nuclear do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação
OEI - Organizacion de Estados Iberoamericanos (Madri, Espanha, CREDI)
RCAAP - Repositorio Cientifico de Acesso Aberto de Portugal
REDIB - Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico
Scopus - A maior base de dados de abstracts e citacao de literatura revisada por pares:periodicos cientificos, livros e anais
Scimago
SJR : Scientific Journal Rankings
Meta: Aval., Rio de Janeiro, ISSN 2175-2753.