Alfabetização e formação continuada: um permanente processo avaliativo

Sandra Maria dos Santos Teixeira, Angela Carrancho da Silva

Resumo


O estudo partiu das possíveis relações entre os cursos de formação continuada oferecidos pelo governo a professores do Ensino Fundamental e a melhoria da qualidade de ensino no sistema junto à Secretaria Municipal de Educação de Niterói, no Estado do Rio de Janeiro. Seu objetivo foi avaliar as políticas públicas de educação continuada, delineadas nas ações de formação de professores da rede municipal, especificamente as ações de alfabetização, etapa considerada crítica por avaliações anteriores. O estudo destaca as etapas metodológicas da avaliação, chamando especial atenção para as competências do avaliador para o sucesso do processo. Para o desenvolvimento do estudo foram elaborados e validados uma ficha de observação para o acompanhamento da prática pedagógica no cotidiano escolar e um roteiro de entrevista para ser aplicado a professores, coordenadores e diretores. Em conclusão, apesar das ações de educação continuada para professores desenhadas pelas políticas públicas municipais, a prática pedagógica cotidiana revela a manutenção de um modelo tradicional, em que, tanto o planejamento do ensino, quanto a própria práxis fundamentam-se com maior incidência numa pedagogia conservadora, deixando à margem as propostas para uma educação mais progressiva, já desenhadas para a alfabetização com qualidade. Através da observação do cotidiano ficou evidenciada a necessidade de que o professor se reconheça como o principal agente de transformação social e cultural de um mundo em constante mudança e, assim, aceite que é um eterno aprendiz, pois necessita da constante troca de experiências e saberes com os seus pares, para desta forma ser capaz de mudar a sua prática pedagógica. A avaliação também indicou a necessidade de replanejamento na formação continuada de professores no Sistema Municipal de Educação de Niterói para que os cursos oferecidos venham a promover a tão almejada qualidade de ensino.

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DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v0i0.4561



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Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

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