Avaliação de competências ao longo do ensino médio

Pedro Augusto Flexa Ribeiro, Ana Carolina Letichevsky

Resumo


O presente estudo teve por objetivo avaliar o domínio das competências do ENEM por alunos do Ensino Médio ainda ao longo da 2ª série de 2008. A avaliação consistiu na aplicação de um exame do ENEM (edição de 2007) aos alunos da 2ª série e da utilização de dados secundários referentes aos resultados oficiais do ano anterior. Os principais destinatários da avaliação foram os professores do estabelecimento em questão, uma vez que a avaliação teve por finalidade fornecer-lhes informações úteis, apontando pontos fortes e pontos fracos que possibilitaram subsídios para o planejamento pedagógico do ano seguinte e o aperfeiçoamento de suas práticas em sala de aula. Como resultados, podem-se constatar o mérito e o impacto da escolaridade proporcionada pelo curso. Ao final, foram feitas recomendações ao corpo docente com vistas ao aprimoramento do domínio das competências por parte dos alunos.

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DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v0i0.4558



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Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

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