Avaliação da dissecção como método de ensino de anatomia humana para estudantes de graduação em Medicina da UNIRIO

Luiz Henrique Pereira Alves, Glauco da Silva Aguiar, Rossano Kepler Alvim Fiorelli

Resumo


A Anatomia Humana é um dos principais componentes curriculares pertencentes ao ciclo básico dos cursos de medicina no Brasil. O estudo dessa disciplina, na maioria das universidades brasileiras, é feito através de aulas teóricas expositivas e atividades práticas utilizando cadáveres ou suas partes isoladas. Em geral, essas atividades práticas são feitas por meio de estruturas corpóreas já preparadas (prossecção), ou pela dissecção de corpos pelos estudantes no laboratório de anatomia. O objetivo do presente estudo avaliativo foi avaliar a dissecção como método de ensino e sua adequação após a implantação do sistema modular integrado de ensino na UNIRIO, no ano de 2014. Esse novo sistema reestruturou o curso de medicina com reflexos no ensino de anatomia humana para alunos do primeiro período de medicina. A abordagem avaliativa utilizada no estudo foi a centrada nos objetivos e os dados foram obtidos por meio de dois instrumentos elaborados pelo autor: um questionário respondido por 26 estudantes e uma escala avaliativa respondida por 100 estudantes, aplicados em tempos distintos. Duas questões avaliativas foram propostas para nortear o estudo, que inqueriam sobre até que ponto a implantação do sistema modular integrado de ensino na Escola de Medicina e Cirurgia da UNIRIO interferia na prática de dissecção adotada como modelo de ensino de anatomia humana; e em que medida, na ótica dos estudantes, a dissecção quando comparada com a prossecção era melhor ou pior avaliada. Os resultados apontaram que ambos os métodos possuem sua importância no ensino da Anatomia Humana, porém, exista necessidade de adequação da atual metodologia de ensino do componente curricular Anatomia Humana em consonância com o sistema modular proposto pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de medicina no Brasil.

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DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v0i0.4552



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Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

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