Avaliação de desempenho individual da Comissão Nacional de Energia Nuclear: um estudo meta-avaliativo

Leonardo Ferreira Bezerra, Ovidio Orlando Filho

Resumo


O presente tem como objetivo avaliar a qualidade do processo de avaliação de desempenho individual dos servidores da Comissão Nacional de Energia Nuclear, sendo norteado pela curiosidade científica de se conhecer em que medida a avaliação de desempenho individual da Comissão Nacional de Energia Nuclear atende aos padrões de qualidade disseminados pelo Joint Committee on Standards for Educational Evaluation. A abordagem desta meta-avaliação foi pautada na administração, sendo a metodologia do estudo a elaboração de um quadro de critérios à luz dos padrões supracitados, que norteou a elaboração dos itens do questionário enviado aos servidores da Comissão Nacional de Energia Nuclear. Além do questionário, foi utilizado a observação deste autor realizada no contexto onde o fenômeno estudado ocorreu, o que permitiu uma melhor análise reflexiva dos dados coletados pelo questionário. Em relação aos resultados, pode-se inferir que a avaliação de desempenho desenvolvida na Comissão Nacional de Energia Nuclear pode ser considerada de qualidade, destacando-se a confiança dos servidores pelos dados, o processo de comunicação das etapas do programa, a credibilidade dos avaliadores, o processo de negociação das metas e adaptabilidade do instrumento no decorrer do ciclo. Porém, observa-se algumas oportunidades de melhoria, considerando a relevância da avaliação como ferramenta para aprimorar o desempenho dos servidores da autarquia. Entre os pontos que necessitam de aprimoramento pode-se citar que, atualmente, existe um desconhecimento da fundamentação legal e justificativas do processo avaliativo por parte dos servidores e a falta de clareza em relação ao conteúdo do relatório final da avaliação. Dentre as recomendações deste estudo, pode-se considerar como as mais relevantes a necessidade de: divulgação dos resultados desta meta-avaliação aos servidores; promoção de reuniões para conscientizar os servidores da importância da avaliação, explicando sua fundamentação legal, justificativas; e, capacitação dos avaliadores da área de gestão de pessoas da Comissão Nacional de Energia Nuclear, no sentido de que os mesmos passem por processos de especialização no campo de estudo da avaliação individual de desempenho. Os resultados obtidos podem servir de insumo para a tomada de decisão de diversos gestores que tem processo avaliativo com metodologia similar à avaliada.

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DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v0i0.4548



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Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

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Meta: Aval., Rio de Janeiro, ISSN 2175-2753.