Avaliação do desempenho dos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio 2013 na Competência V da Produção Escrita

Janaina de Oliveira Augusto, Ligia Gomes Elliot

Resumo


O presente estudo teve por finalidade avaliar como os candidatos ao processo avaliatório do Enem (edição 2013) abordam o tema proposto na prova de redação, face à competência V, disponibilizada na Matriz de Referência, utilizada na correção da referida Produção Textual. Trata-se de um estudo, desenvolvido por meio da análise dos textos produzidos pelos candidatos ao Enem, em que se privilegiou a abordagem de avaliação centrada nos objetivos, a partir de um olhar qualitativo. Os principais destinatários foram os professores de Língua Portuguesa, especificamente os que lecionam Produção Textual, em estabelecimentos educacionais públicos e privados. A avaliação teve como intuito propiciar conhecimento acerca das estratégias textuais, referentes à construção do texto, no que tange a características necessárias, tais como coesão e coerência, para ser construído e apropriadamente chamado de texto, utilizadas pelos candidatos na construção do texto. As estratégias pragmáticas, que dizem respeito à forma como o participante construiu a proposta de intervenção social, também foram analisadas, para confirmar se os candidatos atenderam os objetivos inseridos na matriz de correção elaborada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), referentes à quinta competência. Há, inclusive, informações relevantes sobre as fragilidades e os pontos fortes dos candidatos, com vistas a aperfeiçoar a prática pedagógica e, com isso, viabilizar a aplicação do conteúdo programático de forma mais efetiva, com um enfoque nas reais necessidades do aluno, ao produzir uma redação. No que concerne aos resultados, foram identificados elementos comprobatórios diferentes quanto aos níveis 4 e 5 da planilha de correção e ainda houve constatações de que os candidatos oriundos dos colégios públicos obtiveram notas altas, tanto quanto os provenientes do ensino privado.

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DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v0i0.4543



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Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

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