Avaliação do desempenho de leitura e escrita dos alunos dos 2º e 3º anos do Ensino Fundamental I do Colégio Pedro II – Campus Humaitá I

Flávia Alves Machado Lino, Nilma Santos Fontanive

Resumo


O objetivo do presente estudo foi avaliar o desempenho dos alunos dos 2º e 3º anos, do Ensino Fundamental I, do Colégio Pedro II – Campus Humaitá I, comparando com os resultados obtidos pelos alunos brasileiros na Prova ABC, limitando-se à disciplina de Língua Portuguesa. A abordagem avaliativa, centrada em objetivos, favoreceu o propósito da avaliação. O instrumento da avaliação foi a prova ABC, elaborada pelo Movimento Todos pela Educação, em parceria com a Fundação Cesgranrio. A coleta de dados foi realizada através da aplicação da prova em sala de aula, em seis turmas. Seus resultados foram comparados com os resultados obtidos pelos alunos brasileiros da rede pública. Os resultados evidenciaram que, no âmbito da Leitura e da Escrita, os alunos do Colégio Pedro II – Campus Humaitá I, obtiveram médias superiores às médias dos outros alunos brasileiros da rede pública.

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DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v0i0.4538



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Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

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