Avaliação do impacto da metodologia de capacitação do Sistema de Avaliação da Educação Básica

Erica Silva Guillin, Nilma Santos Fontanive

Resumo


O presente estudo teve como objetivo avaliar o impacto das mudanças ocorridas na metodologia das capacitações das equipes de campo para a aplicação do Sistema de Avaliação da Educação Básica - Saeb, no período de 2013 a 2017. As capacitações dos Colaboradores, são extremamente importantes para a realização da Avaliação, visando uniformização dos procedimentos, de modo que todos os alunos avaliados tenham igualdade de condições na sua participação. A abordagem avaliativa utilizada nesse estudo foi a centrada no consumidor. Sendo assim, uma amostra de colaboradores que participou de, no mínimo, duas capacitações durante o período selecionado, respondeu a um questionário disponibilizado em plataforma online. O estudo envolveu 261 respondentes entre Coordenadores Estaduais, Subcoordenadores Estaduais, Coordenadores de Polo, Apoios Logísticos e Aplicadores. Para construção do instrumento utilizado nesse estudo, buscou-se referências na literatura e o ponto inicial para a elaboração do quadro de categorias e indicadores, foram os questionários aplicados no Saeb, nos anos abordados. O instrumento foi construído a partir do levantamento de 7 categorias com seus indicadores e passou pelas etapas de validação por meio dos especialistas e pré-testagem antes de ser disponibilizado para respostas. Para o tratamento dos dados obtidos de forma clara e prática, foi utilizada estatística descritiva visando a síntese e demonstração. Concluiu-se, por meio do estudo, que os colaboradores respondentes demonstraram um alto grau de concordância e de satisfação com as inovações e mudanças ocorridas ao longo dos anos e, que esse processo facilitou a transferência do treinamento recebido para as outras equipes, bem como as demais atividades de campo. Em contraponto algumas poucas críticas indicaram recomendações às equipes organizadoras das próximas edições do Saeb incluindo uma discussão em torno das sugestões levantadas por esse estudo.

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DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v0i0.4537



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Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

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