Avaliação da implementação do currículo adaptado para autistas em escola de ensino fundamental

Cristina Maria Lima Miguel, Lígia Silva Leite

Resumo


A proposta deste estudo concentrou-se em avaliar o currículo adaptado para alunos com Transtorno do Espectro Autista em uma escola regular de ensino, limitando-se às disciplinas de Matemática e de Língua Portuguesa do 5º ano do ensino fundamental. Para desenvolvimento deste trabalho foi selecionado um discente e para metodologia adotou-se o estudo de caso que, pela sua natureza, comportou as abordagens formativa e livre de metas. A autora optou pela observação não estruturada por se tratar de um estudo de cunho eminentemente qualitativo. A coleta de dados se processou em sala de aula durante o segundo trimestre letivo de 2014 e totalizou 129 horas/aula. No processo de investigação, foram também realizadas entrevistas não estruturadas com a equipe pedagógica da escola e a mediadora do aluno portador de Transtorno do Espectro Autista. Concluiu-se que grande parte dos currículos adaptados atende ao aluno com necessidades especiais, embora alguns descritores precisem ser revistos tanto em relação à sua recorrência quanto à sua complexidade.

Texto completo:

PDF

Referências


AUTISMO: Crianças om autismo podem desenvolver talentos específicos. G1, ed. 25 ago. 2013. Disponível em: Acesso em: 16 dez. 2013.

AUTISMO. In: Wikipédia: a enciclopédia livre. [S. l., 2010]. Disponível em: . Acesso em: 22 jul. 2013.

BARROS, Iris Christina Borges. Avaliação do serviço de fisioterapia de um hospital da rede pública estadual do Rio de Janeiro: a visão dos usuários e dos profissionais. 64 f. 2009. Dissertação (Mestrado Profissional em Avaliação) - Fundação Cesgranrio, Rio de Janeiro, 2009. Disponível em: . Acesso em: 30 ago. 2013.

BEYER, Hugo Otto. Da integração escolar à educação inclusiva: implicações pedagógicas. In: BATISTA, Claudio Roberto (Org.). Inclusão e escolarização: múltiplas perspectivas. Porto Alegre: Mediação, 2006.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 1988. Disponível em: . Acesso em: 6 jun. 2013.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. [Diário Oficial da União], Brasília, DF, 23 dez. 1996. Disponível em: . Acesso em: 24 jul. 2013.

BRASIL. Lei nº 12.764, de 27 de dezembro de 2012. Institui a política nacional de proteção dos direitos da pessoa com Transtorno do Espectro Autista; e altera o § 3º do art. 98 da Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990. [Diário Oficial da União], Brasília, DF, 2012, Seção 1, p. 2. Disponível em: . Acesso em: 25 jun. 2013.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes nacionais para a educação especial na educação básica. [Diário Oficial da União]. São Paulo: MEC; SEESP, 2001. Disponível em: . Acesso em: 4 mar. 2014.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais, Brasília, DF: MEC/SEF, 1997, 9 p. Disponível em: . Acesso em: 19 jun. 2014.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: adaptações curriculares. Estratégias para a educação de alunos com necessidades educacionais especiais. Brasília, DF: MEC, 1998a, p. 13 - 17. Disponível em: . Acesso em: 18 dez. 2013.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: adaptações curriculares. Estratégias para a educação de alunos com necessidades educacionais especiais, Brasília, DF: MEC, 2003a, 34. p. Disponível em: . Acesso em: 4 set. 2013.

BRASIL. Secretaria de Educação. Secretaria de Educação Especial, Brasília, DF: MEC/ SEF/SEESP, 1998b, p. 33. Disponível em: . Acesso em: 3 mar. 2014.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Saberes e práticas da inclusão: estratégias para a educação de alunos com necessidades educacionais. Brasília, DF: Ministério da Educação. 2003b. (Saberes e práticas da inclusão, 4). Disponível em: . Acesso em: 12 set. 2013.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Ações programáticas estratégicas coordenação nacional de saúde mental, álcool e outras drogas. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2013c. Disponível em: . Acesso em: 11 set. 2013.

BRASIL ESCOLA. Polígonos. [2014]. Disponível em: . Acesso em: 15 out. 2014.

COLÉGIO BATISTA SHEPARD. Perspectivas: as mesmas atividades realizadas pela turma regular com adaptações em nível conceitual. Rio de Janeiro, 2014.

CUNHA, Eugênio. O desafio de lidar com o autismo em sala de aula. Folha Dirigida, Rio de Janeiro, 30 jul. 2013. Disponível em: . Acesso em: 2 mar. 2014.

DALBOSCO, Cláudio Almir. Da pressão disciplinada à obrigação moral: esboço sobre o significado e o papel da pedagogia no pensamento de Kant. Educ. Soc., Campinas, v. 25, n. 89, p. 1333-1356, set./dez. 2004. Disponível em: . Acesso em: 12 out. 2013.

DIAGNÓSTICO do autismo. [S.l.: s.n., 2012?]. Disponível em: . Acesso em: 23 ago. 2013.

GODOY, Arilda Schmidt. Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. Revista de Administração de Empresas. São Paulo, v. 35, n. 3, maio / jun. 1995. Disponível em: . Acesso em: 2 mar. 2014.

HAMER, Eleri; ORSOLIN, Juarez; HAMER, Márcia R. Schwingwel. Avaliação qualitativa de um programa de gestão de propriedades rurais em cooperativa sob o enfoque da informação e do conhecimento. In: SOCIEDADE BRASIELEIRA DE ECONOMIA ADMINISTRAÇÃO E SOCIOLOGIA RURAL, 42., 2004, Cuiabá, Resumos... Cuiabá: SOBER, 2004. Disponível em: . Acesso em: 13 set. 2013.

INSTITUTO HIPPOCAMPUS DE PSICOLOGIA. Neuropsicologia empresarial. São Paulo, [2013?]. Disponível em: . Acesso em: 28 mar. 2014.

KANT, Immanuel. Sobre a Pedagogia. Tradução de Francisco Cock Fontanella. Piracicaba: UNIMEP, 1996.

LENDO EM INGLÊS. Marcas tipográficas, [S.l.], 2009. Disponível em: . Acesso em: 31 ago. 2014.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar. 14. ed. São Paulo: Cortez, 2002.

LUDKE, Hermengarda. Discussão do trabalho de Robert e Stake: estudo de caso em pesquisa e avaliação educacional. Rio de Janeiro: PUC/RIO, [1983]. Disponível em: . Acesso em: 17 set. 2014.

MARQUES, Viviane. Linguagem e cognição. [S.l.: s.n., 2012?]. Disponível em: . Acesso em: 27 jul. 2013.

MEDICINA NET. CID-10: Transtorno globais do desenvolvimento. Porto Alegre, [2013?]. Disponível em: . Acesso em: 10 mar. 2014.

MINAYO, Maria Cecilia de Souza; SANCHES, Odécio. Quantitativo-quantitativo: oposição ou complementariedade?. Cad. Saúde Publ., Rio de Janeiro, n. 9, v. 3, p. 239-262, jul./set. 1993.

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. ONU. Classificação Internacional de Doenças. Autismo CID – 10: critérios para diagnóstico do autismo, 1992. Disponível em: . Acesso em: 9 mar. 2014.

PSIQ WEB. Desenvolvimento e transtornos globais do CID 10: transtornos globais do desenvolvimento, Campinas, [2012]. Disponível em: . Acesso em: 12 ago. 2014.

RENNA, Marcos A. L. Transtorno autista CID-10: classificação internacional de doenças. 10. ed. São Paulo: PSICNET, [2013]. Disponível em: Acesso em: 18 jan. 2013.

RIO DE JANEIRO. (Estado). Lei nº 6.708, de 13 de março de 2014. Cria o programa de conscientização e obriga a inclusão e reserva de vagas na rede pública e privada de educação no Estado do Rio de Janeiro para crianças e adolescentes com transtorno do espectro autista e dá outras providências. [Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro], Rio de Janeiro, 14 mar. 2014.

SÁ EARP, Maria de Lourdes. Observação. In: ELLIOT, Ligia Gomes (Org.). Instrumentos de avaliação e pesquisa: caminhos para construção e validação. Rio de Janeiro: Wak, 2012.

SCHWARTZMAN, José Salomão. Autismo (primeira parte). São Paulo, [2010?] entrevista concedida a Dr. Dráuzio Varela. Disponível em: . Acesso em: 15 set. 2013.

SCHWARTZMAN, José Salomão. Autismo infantil. São Paulo, [2011?] entrevista concedida a Dr. Dráuzio Varela. Disponível em: . Acesso em: 9 mar. 2014.

SCHWARTZMAN, José Salomão. Autismo e outros transtornos do espectro autista. Revista Autismo: informação gerando ação. [São Paulo], set. 2010. Disponível em: . Acesso em: 6 dez. 2013.

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO. Referencial sobre avaliação da aprendizagem na área da deficiência intelectual. São Paulo: SME/DOT, 2008. Disponível em: Acesso em: 20 nov. 2013.

STAKE, Robert E. Case studies. In: DENZIN, N.; LINCOLN, Y. (Ed.). Handbook of qualitative research. 2. ed. Thousand Oaks: Sage, 2000.

TIRADENTES, Kiê. Diário de um autista. [S.l.: s.n., 2013?] Disponível em: . Acesso em: 19 jun. 2014.

TEIXEIRA, Maria Cristina Trigueiro Veloz et al. Literatura científica brasileira sobre transtornos do espectro autista. Rev. Assoc. Med. Bras., São Paulo, v. 56, n. 5, p. 607-614, 2010. Disponível em: . Acesso em: 18 jun. 2014.

UNIMAR. Universidade de Marília. Anotações de aulas: desenho técnico. 2006. p. 9. Disponível em: . Acesso em: 16 set. 2014.

VALE, Tania Gracy Martins do; MAIA, Ana Cláudia Bortolozzi. Aprendizagem e comportamento humano. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010. Disponível em: . Acesso em: 22 dez. 2013.

VARELLA, Dráuzio. Corpo humano: autismo. [São Paulo, 2009?]. Disponível em: . Acesso em: 4 mar. 2014.

VIANNA, Heraldo M. Avaliação educacional. São Paulo: IBRASA, 2000.

WORTHEN, Blaine; R.; SANDERS, James R.; FITZPATRICK, Jody L. Avaliação de programas: concepções e práticas. São Paulo: Ed. Gente, 2004.

YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. Tradução: Daniel Grassi. 2. ed. Porto Alegre: Brookman, 2001.




DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v0i0.4533



Direitos autorais 2023 Fundação Cesgranrio

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

Indexado em:

  1. Miguilim - Diretório das revistas científicas eletrônicas brasileiras

  2. DOAJ - Directory of Open Access Journals

  3. EBSCO - Information Services

  4. Edubase

  5. Google Scholar

  6. Latindex - Sistema regional de información en línea para revistas científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal

  7. LivRe! - Portal do CNEN - Comissão Nacional de Energia Nuclear do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação

  8. OEI - Organizacion de Estados Iberoamericanos (Madri, Espanha, CREDI)

  9. RCAAP - Repositorio Cientifico de Acesso Aberto de Portugal

  10. REDIB - Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico

  11. Scopus - A maior base de dados de abstracts e citacao de literatura revisada por pares:periodicos cientificos, livros e anais

 

Scimago

SJR : Scientific Journal Rankings

SCImago Journal & Country Rank
  
  

Meta: Aval., Rio de Janeiro, ISSN 2175-2753.