Avaliação do processo avaliativo escolar no Ensino Fundamental do Colégio Pedro II
Resumo
Este estudo teve como objetivo avaliar, a partir da percepção da equipe pedagógica e dos alunos, a efetividade operacional da Diretriz de Avaliação do Ensino que orienta o processo avaliativo do Ensino Fundamental II do Colégio Pedro II. A metodologia adotada no estudo foi a abordagem centrada nos participantes e para a obtenção dos dados foram empregados questionários estruturados, para cada grupo e em momentos distintos. Os resultados do estudo mostram que apesar de os alunos e a equipe pedagógica terem uma visão positiva da Diretriz, o currículo, a supervisão do trabalho pedagógico e o fluxo da recuperação são problemas relevantes no processo de ensino e aprendizagem do Colégio. Concluiu-se que a efetividade operacional da Diretriz está comprometida pela necessidade de calibração de alguns pontos que, durante sua implementação, ao longo dos últimos anos, foram se desajustando e se adequando de forma distorcida às demandas do processo pedagógico e da escola.
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DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v0i0.4532
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Principios Norteadores para o Avaliador
Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)
Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:
1. Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.
2. Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.
3. Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.
4. Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.
5. Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.
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