Sistema de Avaliação da Aprendizagem no Ensino Fundamental II da Escola Oga Mitá: um estudo avaliativo
Resumo
Texto completo:
PDFReferências
ARMSTRONG, Thomas. As melhores escolas: a prática educacional orientada pelo desenvolvimento humano. Porto Alegre: Artmed, 2008.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
BRASIL, Lei n° 4.024 de 20 de dezembro de 1961. Fixa as diretrizes e bases da educação nacional. [Diário Oficial da República Federativa do Brasil]. Brasília, DF, 20 dez. 1961.
BRASIL. Lei nº 5.692, de 11 de agosto de 1971. Fixa diretrizes e bases para o ensino de 1º e 2º graus, e dá outras providências. [Diário Oficial da República Federativa do Brasil]. Brasília, DF, 12 ago. 1971.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 23 dez. 1996.
CHIANCA, Thomaz; MARINO, Eduardo; SHIESARI, Laura. Desenvolvimento e cultura de avaliação em organizações da sociedade civil. São Paulo: Global, 2001.
ELLIOT, Ligia Gomes; HILDENBRAND, Lucí, BERENGER, Mercêdes Moreira. Questionário. In: ELLIOT, Ligia Gomes (Org.). Instrumento de Avaliação e Pesquisa: caminhos para construção e validação. Rio de Janeiro: Wak, 2012.
ESTEBAN, Maria Teresa. O que sabe quem erra? reflexões sobre avaliação e fracasso escolar. 2. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. São Paulo: Vozes, 1982.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
HAIDT, Regina Célia Cazaux. Curso de didática geral. São Paulo: Ática, 2002.
LIMA, Elvira Souza. Avaliação na Escola 1. São Paulo: Editora Sobradinho 107, 2005.
LUCKESI, Cipriano C. Avaliação da aprendizagem na escola. Salvador: Editora Malabares Comunicação e Eventos, 2005.
LUCKESI, Cipriano C. Verificação ou avaliação: o que pratica a escola?. [S.l., 20??]. Disponível em: . Acesso em: 8 mar. 2014.
MANZINI, Eduardo José. Entrevista semi-estruturada: análise de objetivos e de roteiros. Disponível em: . Acesso em: 5 jul. 2012.
OGA MITÁ: escola. Proposta pedagógica. Rio de Janeiro, 2010a.
OGA MITÁ: escola. Que escola é essa?. Rio de Janeiro, 2012. 1 CD de dados.
OGA MITÁ: escola. Regimento escolar interno da Escola Oga Mitá. Rio de Janeiro, 2010b.
PENNA FIRME, Thereza. Avaliação: tendências e tendenciosidades. Ensaio. Rio de Janeiro, v. 2, n. 2, p. 5-12, 1994.
RIBEIRO, Célia. Metacognição: Um apoio ao processo de aprendizagem. Psicologia: Reflexão e Crítica, Porto Alegre, v. 16, n. 1, p. 109-116, 2003.
SÁ EARP, Maria de Lourdes. Observação. In: ELLIOT, Lígia Gomes (Org.). Instrumentos de avaliação e pesquisa: caminhos para construção e validação. Rio de Janeiro: WAK, 2012.
SARAIVA, Ana Elizabeth Tourinho. Supervisão escolar e avaliação diagnóstica. 2007. Monografia (Especialização em Supervisão Escolar) - Universidade Candido Mendes, Rio de Janeiro, 2007.
SILVA, Angela Carrancho da. Entrevista. In: ELLIOT, Lígia Gomes (Org.). Instrumentos de avaliação e pesquisa: caminhos para construção e validação. Rio de Janeiro: WAK, 2012.
TEIXEIRA, Josele; NUNES, Liliane. Avaliação Escolar: da teoria à prática. Rio de Janeiro: Wak, 2008.
VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Planejamento: projeto de ensino aprendizagem. São Paulo: Libertad, 1995. (Coleção Cadernos Pedagógicos do Libertad - 1).
VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Superação lógica classificatória e excludente da avaliação. São Paulo: Libertad,1998. (Coleção Cadernos Pedagógicos do Libertad - 5).
VILELA, Cláudia et al. Referencial para avaliação do ensino e da aprendizagem - Programa de formação e educação à distância: caderno do professor. Belo Horizonte: Rede Sagrado, 2010.
WORTHEN, Blaine R.; SANDERS, James L.; FITZPATRICK, Jody R. Avaliação de programas: concepções e práticas. São Paulo: Ed. Gente, 2004.
DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v0i0.4531
Direitos autorais 2023 Fundação Cesgranrio

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Principios Norteadores para o Avaliador
Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)
Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:
1. Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.
2. Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.
3. Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.
4. Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.
5. Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.
Indexado em:
Miguilim - Diretório das revistas científicas eletrônicas brasileiras
DOAJ - Directory of Open Access Journals
EBSCO - Information Services
Latindex - Sistema regional de información en línea para revistas científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal
LivRe! - Portal do CNEN - Comissão Nacional de Energia Nuclear do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação
OEI - Organizacion de Estados Iberoamericanos (Madri, Espanha, CREDI)
RCAAP - Repositorio Cientifico de Acesso Aberto de Portugal
REDIB - Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico
Scopus - A maior base de dados de abstracts e citacao de literatura revisada por pares:periodicos cientificos, livros e anais
Scimago
SJR : Scientific Journal Rankings

Meta: Aval., Rio de Janeiro, ISSN 2175-2753.