A Escola vai ao Museu: avaliação da aula-visita ao Museu da Imperial Irmandade de Nossa Senhora da Glória do Outeiro

Antonio Fabiano Feijó Maia, Thereza Penna Firme

Resumo


O foco de atenção da presente avaliação é a aula-visita do Projeto “Escola vai ao Museu” que se desenvolve no Museu da Imperial Irmandade de Nossa Senhora da Glória do Outeiro. É o significado educativo desse Projeto que justifica a necessidade de uma avaliação. O propósito da avaliação foi o de verificar o impacto da referida aula-visita no aproveitamento escolar de alunos de Ensino Médio. Foi também examinado o mérito da visita no que se refere às condições internas de facilitação ao processo de visitação, em favor dos resultados esperados. Assim, no presente estudo avaliativo, foi realizada uma aula-visita cujo tema central enfatizou a chegada da Família Real Portuguesa ao Brasil, na celebração de seus 200 anos. Indicadores de mérito e de impacto foram construídos e, com base nestes, foi elaborada uma lista de verificação, aplicada aos alunos, quatro semanas após a visita. Os resultados mostraram que os alunos tiveram percepção altamente favorável sobre seu aproveitamento escolar após a visita, o que confirma o impacto. Com relação às condições internas da visita, eles demonstraram satisfação quanto à condução da aula-visita, o que responde pelo mérito.


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Referências


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DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v0i0.4530



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Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

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