Avaliação da inserção do egresso de um curso de Pedagogia no mercado de trabalho

Vanessa Olmo Pombo, Angela Carrancho da Silva

Resumo


Este estudo avaliativo apresenta resultados da avaliação sobre a inserção mercadológica do egresso de um curso de Pedagogia do Estado do Rio de Janeiro. Para a sua consecução, foi realizada uma pesquisa de campo com uso de questionários enviados por meio eletrônico, para o grupo de alunos concluintes de 2009, ano letivo no qual o curso em tela foi adaptado as Diretrizes Nacionais.
A realização desse estudo avaliativo tem relação direta com a necessidade pessoal em compreender e analisar o movimento do mercado de trabalho e suas determinações, possibilitando contribuir para o debate acerca do mercado de trabalho por meio da categoria – egresso de Pedagogia. Por meio do estudo avaliativo foram explicitadas relações existentes entre o mercado de trabalho e os egressos do curso de Pedagogia de uma Universidade particular da Região Sudeste. A apropriação dessas relações, fundamentada em procedimentos teóricos/metodológicos de conteúdos críticos, permite-nos discutir no presente e no futuro, o mercado de trabalho sob a ótica do curso de Pedagogia a luz das Diretrizes Curriculares Nacionais do referido curso. A utilização de bibliografia pertinente, de relatórios, de dados estatísticos e da própria pesquisa de campo por meio instrumental – questionário permitiu avaliar a satisfação do egresso do curso de Pedagogia no que tange a inserção mercadológica a luz das Diretrizes Curriculares do referido curso. Dentre os resultados obtidos, pode-se destacar que dos 26 egressos em questão, 23 estão inseridos no mercado de trabalho e que desse, 15 estão atuando na área de formação e somente 08 estão atuando em outra área do mercado de trabalho. No universo avaliado apenas um sujeito é do sexo masculino. Fica evidente que a participação masculina em cursos de pedagogia é ainda é muito reduzida. O grupo avaliado reflete o quadro nacional dos cursos de Pedagogia no país. A predominância de mulheres nos cursos de Pedagogia acompanha a tendência facilmente observável na área de Educação. De acordo com dados de pesquisa apresentados pela UNESCO (2004), há um índice de 81,3% de professoras no Brasil e apenas 18,6 de professores do gênero masculino atuando no Ensino Fundamental e Médio.

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Referências


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DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v0i0.4528



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Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

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