Avaliação do Programa de Mestrado Profissional em Avaliação: o olhar do egresso

Valmir Marques de Paiva, Ligia Gomes Elliot

Resumo


Este estudo teve como finalidade avaliar o Mestrado Profissional em Avaliação da Faculdade Cesgranrio, na opinião dos egressos das turmas 2011, 2012, 2013 e 2014. Deu, assim, sequência ao estudo desenvolvido por Cavalcante (2013), sobre a avaliação dos egressos das primeiras turmas, de 2007 a 2010, conservando os pressupostos metodológicos consagrados por Scriven, em relação à avaliação de mérito e de impacto. Desse modo, adotou o mesmo instrumento do estudo anterior, que continha 24 questões: cinco abertas, quatro fechadas, 11 mistas e quatro do tipo escala Likert, sendo três seguidas de uma questão aberta. Este instrumento focalizou três aspectos diretamente ligados ao conteúdo das questões avaliativas do estudo: as expectativas sobre a formação profissional, o nível de satisfação dos egressos com o Mestrado e suas dependências físicas, e o impacto da formação profissional. O instrumento foi enviado, por meio eletrônico, para os 89 egressos que cursaram as turmas incluídas no estudo. Foram devolvidos 86 questionários respondidos. A partir da análise das respostas aos questionários que retornaram, constatou-se que houve satisfação das expectativas que os egressos tinham sobre: a formação profissional em avaliação, a relevância, atualidade e utilidade dos conteúdos das disciplinas, além da elaboração da dissertação. Foram ainda mencionados o conhecimento adquirido e apreendido sobre avaliação, e a aplicabilidade do conhecimento adquirido na prática profissional. Verificou-se satisfação dos egressos com as instalações físicas do prédio, o atendimento recebido pelos funcionários da Secretaria e Biblioteca, além das condições de segurança existentes. Percebeu-se, de forma clara, o impacto do Mestrado em Avaliação na vida profissional dos egressos, manifestando-se por meio da ascensão profissional e ampliação das oportunidades no trabalho, principalmente. Entre as sugestões dadas pelos respondentes, encontra-se a de incentivar docentes e discentes a escreverem mais artigos como resultado dos estudos realizados nas disciplinas, Prática de Avaliação, projetos de pesquisa e dissertações, como também a enviarem trabalhos a eventos promovidos em áreas que desenvolvem estudos avaliativos, aumentando assim a participação dos mestrandos e sua interação com colegas de outros Programas.

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Referências


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DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v0i0.4527



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Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

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Meta: Aval., Rio de Janeiro, ISSN 2175-2753.