Avaliação dos cursos internos de capacitação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro: suporte à transferência de treinamento e impacto do treinamento no trabalho
Resumo
Texto completo:
PDFReferências
ABBAD, Gardênia da Silva. Um modelo integrado de avaliação de impacto de treinamento no trabalho: IMPACT. 1999. 262 f. Tese (Doutorado em Psicologia) – Universidade de Brasília, Brasília, 1999.
ABBAD, Gardênia; PILATI, Ronaldo; PANTOJA, Maria Júlia. Avaliação de treinamento: análise da literatura e agenda de pesquisa. Revista de Administração, São Paulo, v. 38, n. 3, p. 205-218, jul./set. 2003. Disponível em: http://rausp.usp.br/wp-content/uploads/files/V3803205.pdf. Acesso em: 20 jul. 2020.
ABBAD, Gardênia; SALLORENZO, Lucia Henriques. Desenvolvimento e validação de escalas de suporte à transferência de treinamento. Revista de Administração, São Paulo, v. 36, n. 2, p. 33-45, abr./jun. 2001. Disponível em: http://rausp.usp.br/wp-content/uploads/files/v36n2p33a45.pdf. Acesso em: 17 out. 2020.
ABBAD, Gardênia da Silva; MOURÃO, Luciana; MENESES; Pedro P. M.; ZERBINI, Thaís; BORGES-ANDRADE, Jairo Eduardo; VILAS-BOAS, Raquel. Medidas de avaliação em treinamento, desenvolvimento e educação: ferramenta para gestão de pessoas. Porto Alegre: Artmed Editora, 2012.
ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE ESPECIALISTAS EM POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO GOVERNAMENTAL. Reforma do Estado e Administração Pública: diagnósticos e propostas para o novo governo. Brasília, DF: ANESP, 1994.
BALARIN, Camila Spadotto; ZERBINI, Thaís; MARTINS, Lara Barros. A relação entre suporte à aprendizagem e impacto de treinamento no trabalho. REAd. Rev. eletrôn. adm., Porto Alegre, v. 20, n. 2, p. 341-370, ago. 2014. DOI: https://doi.org/10.1590/1413-2311017201341925. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-231120140002003 41&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 25 mar. 2021.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.
BORGES-ANDRADE, Jairo Eduardo. Avaliação somativa de sistemas instrucionais: integração de três propostas. Tecnologia Educacional, Brasília, v. 11, n. 46, p. 29-39, 1982.
BORGES-ANDRADE, Jairo Eduardo; OLIVEIRA-CASTRO; Gardênia Abbad. Treinamento e desenvolvimento: reflexões sobre suas pesquisas científicas. Revista de Administração, São Paulo, v. 31, n. 2, p. 112-125, abr./jun. 1996. Disponível em: https://repositorio.unb.br/handle/10482/1123. Acesso em: 10 dez. 2020.
BORGES-ANDRADE, Jairo Eduardo. Desenvolvimento de medidas em avaliação de treinamento. Estudos de Psicologia, Natal, v. 7, n. especial, p. 31-43, 2002. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-294X2002000300005. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-294X 2002000300005 &lng=en&nrm=iso. Acesso em: 10 dez. 2020.
BORGES-ANDRADE, Jairo Eduardo, ABBAD, Gardênia da Silva; MOURÃO, Luciana. Treinamento, desenvolvimento e educação em organizações e trabalho. Porto Alegre: Artmed, 2006. BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF, out. 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/ constituicao.htm. Acesso em 10. jul. 2020.
BRASIL. Lei nº 6.655, de 5 de junho de 1979. Transforma a Federação das Escolas Federais Isoladas do Estado do Rio de Janeiro - FEFIERJ em Universidade do Rio de Janeiro - UNIRIO. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 6 jun. 1979. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/1970-1979/l6655.htm. Acesso em: 18 ago. 2020.
BRASIL. Presidência da República. Plano diretor da reforma do aparelho do estado. Brasília, DF: Ministério da Administração Federal e Reforma do Estado, 1995. Disponível em: http://www.biblioteca.presidencia.gov.br/publicacoesoficiais/catalogo/fhc/plano-diretor-da-reforma-do-aparelho-do-estado-1995.pdf/view. Acesso em: 29 fev.2020.
BRASIL. Presidência da República. Emenda Constitucional nº 19, de 4 de junho de 1998. Modifica o regime e dispõe sobre princípio e normas da Administração Pública, Servidores e Agentes políticos, controle de despesas e finanças públicas e custeio de atividades a cargo do Distrito Federal, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 5 jun. 1998.
BRASIL. Lei nº 11.091, de 12 de janeiro de 2005. Dispõe sobre a estruturação do Plano de Carreira dos Cargos Técnico - Administrativos em Educação. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 13 jan. 2005. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/lei/L11091compilado.htm. Acesso em: 18 ago. 2020.
BRASIL. Decreto nº 5.707, de 23 de fevereiro de 2006. Institui a política e as diretrizes para o desenvolvimento de pessoal da administração pública federal direta, autárquica e fundacional e regulamenta dispositivos da Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 24 fev. 2006a. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2006/Decreto/D5707.htm. Acesso em: 18 ago. 2020.
BRASIL. Decreto nº 5.825, de 29 de junho de 2006. Estabelece as diretrizes para elaboração do Plano de Desenvolvimento dos Integrantes do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 29 jun. 2006b. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004- 2006/2006/decreto/d5825.htm. Acesso em: 10 ago. 2020.
BRASIL. Decreto nº 9.991, de 28 de agosto de 2019. Dispõe sobre a Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas da administração pública federal direta, autárquica e fundacional, e regulamenta dispositivos da Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990, quanto a licenças e afastamentos para ações de desenvolvimento. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 28 ago. 2019. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2019-2022/2019/Decreto/D9991.htm. Acesso em: 10 ago. 2020.
BRASIL. Ministério da Saúde. Resolução nº 466, de 12 de dezembro de 2012. Dispõe sobre os direitos e deveres que dizem respeito aos participantes da pesquisa, à comunidade científica e ao Estado. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 13 jun. 2012. Disponível em: http://conselho.saude.gov.br/resoluções/2012/ Reso466.pdf. Acesso em: 10 jan. 2021.
BRESSER-PEREIRA, Luiz Carlos. A reforma gerencial do Estado de 1995. Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro, v. 34, n. 4, p. 7-26, jan. 2000. Disponível em: http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/rap/article/view/6289. Acesso em: 17 mar. 2020.
BRITO, Lydia Maria Pinto. Prática de pesquisas em gestão de pessoas 2: a tênue separação entre o público e o privado no Brasil. Fortaleza: Edições UFC, 2008. BULOS, Uadi Lammêgo. Reforma Administrativa (Primeiras impressões). Revista de Direito Administrativo, Rio de Janeiro, v. 214, p. 69, out. 1998. DOI: http://dx.doi.org/10.12660/rda.v214.1998.47267. Disponível em: http://biblioteca digital.fgv.br/ojs/index.php/rda/article/view/47267. Acesso em: 29 fev. 2020.
CARVALHO, Renata Silveira; ABBAD, Gardênia. Avaliação de treinamento a distância: reação, suporte à transferência e impactos no trabalho. Revista de Administração Contemporânea, São Paulo, v. 10, n. 1, p. 95-116, mar. 2006. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/s1415-65552006000100006. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552006000100006& lng=en&nrm=iso. Acesso em: 27 fev. 2020.
CASTRO, Ahiram Brunni Cartaxo de; OLIVEIRA, Rinaldo Medeiros Alves de; SOARES NETO, Ezequiel da Costa; OLIVEIRA, Marcos Antônio de; SILVA, Arthur William Pereira da; SILVA, Pablo Marlon Medeiros da. Avaliação de treinamento profissional para trabalhadores do conhecimento: um estudo de caso em uma instituição pública de educação, ciência e tecnologia do nordeste do Brasil. Holos, Rio Grande do Norte, v. 4, p. 137-155, 1 nov. 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.15 628/holos.2018.5170. Disponível em: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/ HOLOS/article/view/5170. Acesso em: 11 abr. 2020.
CHIANCA, Thomas; MARINO, Eduardo; SCHIESARI, Laura. Desenvolvendo a cultura de avaliação em organizações da sociedade civil. São Paulo: Global Ed., 2001.
COSTA, Angela Lobo. Percepção dos servidores Técnicos-Administrativos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte sobre o plano de carreira instituído pela lei nº 11.091/2005. 2010. 56 f. Monografia (Especialização em Negociação Coletiva) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Rio Grande do Norte, 2010.
DANTAS, Railma de Andrade Fernandes; ARAÚJO, Alice Inês Guimarães. A importância da gestão estratégica de pessoas no âmbito da administração pública. Repositório digital Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, Paraíba, 2018. Disponível em: http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/775. Acesso em: 2 abr. 2020.
ELLIOT, Ligia Gomes; VILARINHO, Lúcia Regina Goulart. Construção e validação de instrumentos de avaliação: da teoria à exemplificação prática. São Paulo: Pimenta Cultural, 2018.
FERNANDES, Domingos. Avaliação em educação: uma discussão de algumas questões críticas e desafios a enfrentar nos próximos anos. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 21, n. 78, p. 11-34, 2013. Disponível em: https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/352. Acesso em: 10 fev. 2021.
FONSECA, João José Saraiva. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002.
FREITAS, Isa Aparecida de; BORGES-ANDRADE, Jairo Eduardo. Efeitos de treinamento nos desempenhos individual e organizacional. Rev. adm. empres., São Paulo, v. 44, n. 3, p. 44-56, set. 2004. DOI: https://doi.org/10.1590/S0034- 75902004000300005. Disponível em: http://www.scielo.br/ scielo.php?script=sci_ arttext&pid=S0034-75902004000300005&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 11 abr. 2020.
HAMBLIN, Anthony C. Avaliação e controle do treinamento. São Paulo: McGraw-Hill, 1978.
INSTITUTO DE PESQUISA ECONÔMICA APLICADA. Avaliação de políticas públicas: guia prático de análise ex post. Brasília, 2018. v. 2.
KIRKPATRICK, Donald L. Evaluation of training. In: CRAIG, Robert L. Training and development handbook. 2. ed. New York: MacGraw-Hill, 1976.
LACERDA, Érika Rodrigues Magalhães; ABBAD, Gardênia. Impacto do treinamento no trabalho: investigando variáveis motivacionais e organizacionais como suas preditoras. Rev. adm. contemp., Curitiba, v. 7, n. 4, p. 77-96, dez. 2003. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-6555200 300040 0005&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 23 mar. 2020.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia Científica 6. ed. São Paulo: Atlas, 2011.
MARTINS, Gilberto de Andrade. Sobre confiabilidade e validade. Revista Brasileira de Gestão e Negócios, São Paulo, v. 8, n. 20, p. 1-12, jan./abr. 2006.
MENESES, Pedro; ZERBIBI, Thaís; ABBAD, Gardênia. Manual de Treinamento Organizacional. Porto Alegre: Artmed, 2011.
MORAES, Ana Flávia de Moraes; SOUZA JÚNIOR, Armando Araújo de; NOGUEIRA, Ricardo Jorge da Cunha Costa. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO, 35., 2011, Rio de Janeiro. Trabalhos apresentados [...]. Rio de Janeiro: ENANPAD, 2011. Disponível em: http://www.anpad.org.br/diversos/down_zips/58/APB1943.pdf. Acesso em: 29 fev. 2020.
MORGAN, David L. The focus group guide-book. Thousand Oaks, CA: Sage, 1997.
ORLANDO FILHO, Ovidio. Gestão escolar e avaliação: o caso de uma rede pública de escolas brasileiras. Beau Bessin: Novas Edições Acadêmicas, 2018.
PANTOJA, Maria Júlia; LIMA, Suzana Maria Valle; BORGES-ANDRADE, Jairo Eduardo. Avaliação de impacto de treinamento na área de reabilitação: preditores individuais e situacionais. RAUSP Management Journal, [s. l.], v. 36, n. 2, p. 46-56, 2001. Disponível em: http://www.spell.org.br/documentos/ver/16570/avaliacao-deimpacto-de-treinamento-na-area-de-reabilitacao--preditores-individuais-esituacionais/i/pt-br. Acesso em: 10 jul. 2020.
PENNA-FIRME, Thereza; LETICHEVSKY, Ana Carolina. O desenvolvimento da capacidade de avaliação no Século XXI: enfrentando o desafio através da Meta Avaliação. Revista Meta: Avaliação, Rio de Janeiro, v. 2, n. 5, p. 180-195, maio, 2010.
PILATI, Ronaldo; ABBAD, Gardênia. Análise fatorial confirmatória da escala de impacto do treinamento no trabalho. Psicologia: Teoria e Pesquisa. Brasília, v. 21, n. 1, p. 43-51, abr. 2005. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/s0102-37722005000100007. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-37722005000100007& script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 10 jan. 2021.
PILATI, Ronaldo. História e importância de TD&E. In: BORGES-ANDRADE, Jairo et al. Treinamento, desenvolvimento e educação em organizações e trabalho: fundamentos para a gestão de pessoas. Porto Alegre: Artmed, 2006. p. 159-176.
RAMOS, Marília Patta; SCHABBACH, Letícia Maria. O estado da arte da avaliação de políticas públicas: conceituação e exemplos de avaliação no Brasil. Rev. Adm. Pública, Rio de Janeiro, v. 46, n. 5, p. 1271-1294, out. 2012. DOI: https://doi.org/10.1590/S0034-76122012000500005. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0034-76122012000500005&script=sci_abstra ct&tlng=pt. Acesso em: 24 mar. 2020.
RICHARDSON, Robert Jarry. Pesquisa social: método e técnica. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1999.
SALLORENZO, Lucia Henriques. Avaliação de impacto de treinamento no trabalho: analisando e comparando modelos de predição, 2000. 69 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Universidade de Brasília, Brasília, 2000.
SCORSOLINI-COMIN, Fabio; INOCENTE, David Forli; MIURA, Irene Kazumi. Avaliação de programas de treinamento, desenvolvimento e educação no contexto organizacional: modelos e perspectivas. Revista Psicologia: Organizações e Trabalho, [s. l.], v. 11, n. 1, p. 37-53, jan./jun. 2011. Disponível em: http://pepsic. bvsalud.org/pdf/rpot/v11n1/v11n1a04.pdf. Acesso em: 13. abr. 2021.
SILVA, Maria Ednei da. Relações entre impacto do treinamento no trabalho e estratégia empresarial: o caso da Eletronorte. Rev. Adm. Contemp., Curitiba, v. 10, n. 3, p. 91-110, set. 2006. DOI: https://doi.org/10.1590/S1415-65552006000300006. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552 006000300006. Acesso em: 30. jan. 2021.
SILVA, Christina Marília Teixeira da. Avaliação: Desafios e Perspectivas. In: CONGRESSO DE HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DAS TÉCNICAS E EPISTEMOLOGIA, 5., 2012, Rio de Janeiro. Trabalhos Completos [Scientiarum História V: Filosofia, Ciências e Artes - Conexões Interdisciplinares], Rio de Janeiro: HCTE, 2012. p. 216-223.
SOUZA, Celina. Políticas Públicas: uma revisão da literatura. Sociologias, Porto Alegre, v. 8, n. 16, p. 20-45, jul./dez. 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/ pdf/soc/n16/a03n16.pdf. Acesso em: 20 mar. 2020.
STUFFLEBEAM, Daniel L. Evaluation models. New directions for evaluation, San Francisco, n. 89, p. 7-98, 2001. TAMAYO, Natasha; ABBAD, Gardênia da Silva. Autoconceito profissional e suporte à transferência e impacto do treinamento no trabalho. Rev. adm. contemp., Curitiba, v. 10, n. 3, p. 9-28, set. 2006. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script= sci_arttext&pid=S1415-65552006000300002&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 20 abr. 2020.
VEIGA, Luciana; GONDIM, Sônia Maria Guedes. A utilização de métodos qualitativos na Ciência Política e no Marketing Político. Opin. Publica, Campinas, v. 7, n. 1, p. 1-15, 2001. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-62762001000100001. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-627 62001000100001& lng=en&nrm=iso. Acesso em: 25 mar. 2021.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. Institucional: missão, visão e princípios. Rio de Janeiro, 2013. Disponível em: http://www.unirio.br/institucional-1. Acesso em: 21 mar. 2020.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO. Plano de desenvolvimento institucional 2017-2021. Rio de Janeiro. 2019. 4ª versão. Disponível em: http://www.unirio.br/pro-reitorias_vh_pro-reitoria-de-planejamento/proplan/plano-dedesenvolvimento-institucional: Acesso em: 29 mar. 2020.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO. Programa de capacitação dos servidores técnico-administrativos da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro: UNIRIO. Rio de Janeiro, 2016. Disponível em: http://www.unirio.br/progepe. Acesso em: 21 mar. 2020.
VARGAS, Miramar Ramos Maia. Treinamento e desenvolvimento: reflexões sobre seus métodos. RAUSP Management Journal, [s. l.], v. 31, n. 2, p. 126-136, 1996. Disponível em: http://www.spell.org.br/documentos/ver/18476/treinamento-edesenvolvimento--reflexoes-sobre-seus-metodos/i/pt-br. Acesso em: 19 mar. 2020.
VARGAS, Miramar Ramos Maia; ABBAD, Gardênia da Silva. Bases conceituais em treinamento, desenvolvimento e educação: TD&E. In: BORGES-ANDRADE, Jairo Eduardo et al. Treinamento, desenvolvimento e educação em organizações e trabalho: fundamentos para a gestão de pessoas. Porto Alegre: Artmed, 2006. p. 137-158.
VITORIA, Daniele Martins. Avaliação do impacto do treinamento no trabalho. 2014. 211 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações). Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
WORTHEN, Blaine R.; SANDERS, James R.; FITZPATRICK, Jody L. Avaliação de programas: concepções e práticas. São Paulo: Editora Gente, 2004.
ZERBINI, Thaís. Treinamento, desenvolvimento e educação: tendências no estilo de gestão das organizações. Paidéia, Ribeirão Preto, v. 18, n. 39, p. 189-192, 2008. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-863X2008000100017. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-863X2008000100 017& lng=en&nrm=iso. Acesso em: 11 abr. 2020.
ZERBINI, Thais; ABBAD, Gardênia. Transferência de Treinamento e Impacto do Treinamento no Trabalho: Análise Crítica da Literatura. Revista Psicologia: Organizações e Trabalho, Florianópolis, v. 10, n. 2, p. 97-111, jan. 2010. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/rpot/article/view/22212/20149. Acesso em: 20 abr. 2020.
DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v0i0.4526
Direitos autorais 2023 Fundação Cesgranrio
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Principios Norteadores para o Avaliador
Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)
Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:
1. Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.
2. Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.
3. Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.
4. Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.
5. Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.
Indexado em:
Miguilim - Diretório das revistas científicas eletrônicas brasileiras
DOAJ - Directory of Open Access Journals
EBSCO - Information Services
Latindex - Sistema regional de información en línea para revistas científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal
LivRe! - Portal do CNEN - Comissão Nacional de Energia Nuclear do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação
OEI - Organizacion de Estados Iberoamericanos (Madri, Espanha, CREDI)
RCAAP - Repositorio Cientifico de Acesso Aberto de Portugal
REDIB - Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico
Scopus - A maior base de dados de abstracts e citacao de literatura revisada por pares:periodicos cientificos, livros e anais
Scimago
SJR : Scientific Journal Rankings
Meta: Aval., Rio de Janeiro, ISSN 2175-2753.