Avaliação dos cursos internos de capacitação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro: suporte à transferência de treinamento e impacto do treinamento no trabalho

Tathiana Teixeira Tavares, Ovidio Orlando Filho

Resumo


A Emenda Constitucional nº 19 de 1998, norteada pelas diretrizes do Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado, modificou significantes dispositivos da Constituição Federal relacionados à Administração Pública e ao servidor púbico. No contexto das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), passaram a ser instituídos programas de capacitação e desenvolvimento visando contribuir para o aprimoramento profissional dos servidores técnico-administrativos em educação. Porém, além de promover e ofertar ações de desenvolvimento, os órgãos devem monitorar e avaliar tais ações visando o uso adequado dos recursos públicos. O objetivo deste estudo foi avaliar os cursos internos de capacitação oferecidos aos servidores técnico-administrativos em educação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), considerando as dimensões suporte à transferência de treinamento e impacto do treinamento no trabalho. Adotou-se a abordagem avaliativa centrada nos consumidores para nortear o estudo. Para a construção dos critérios da avaliação, foi desenvolvido o quadro de categorias e indicadores pertencentes a duas dimensões do Modelo de Avaliação IMPACT: Suporte à Transferência de Treinamento e Impacto do Treinamento no Trabalho. A coleta de dados foi realizada por meio da aplicação de questionário e da realização de um grupo focal. Participaram do estudo os servidores técnico-administrativos em educação da UNIRIO que concluíram ao menos um curso interno de capacitação oferecido pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da UNIRIO nos anos de 2016 a 2019. Os resultados obtidos por meio do questionário e grupo focal evidenciaram que os servidores técnico-administrativos egressos dos cursos internos de capacitação consideram regular o suporte que recebem da chefia, colegas, pares e Instituição para que transfiram ao trabalho as novas habilidades adquiridas. Já em relação à dimensão impacto do treinamento, os servidores consideram que os cursos internos de capacitação possuem um bom impacto no trabalho que executam, interferindo positivamente no desempenho, atitudes e motivação no ambiente de trabalho. Mesmo que o resultado tenha demonstrado um bom impacto do treinamento no trabalho, é necessária a atenção para o resultado regular atribuído ao suporte à transferência de treinamento, uma vez que o suporte oferecido pela Instituição, chefias e colegas é fundamental para que os impactos positivos no desempenho, motivação e atitudes sejam duradouros.

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Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

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