Avaliação de curso de Formação Continuada da 2ª Coordenadoria Regional de Educação: o atendimento às expectativas do Coordenador Pedagógico

Patricia Regina Santos de Macedo Rego, Ligia Gomes Elliot

Resumo


O presente estudo teve como propósito avaliar até que ponto a formação continuada para os Coordenadores Pedagógicos no curso de 2011, promovida pela Gerência de Educação da 2ª Coordenadoria Regional de Educação (2ª CRE) da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro (SME-RJ), atendeu às expectativas apontadas no curso de 2010, da SME-RJ, segundo a percepção dos participantes. Para identificar o atendimento às expectativas do Coordenador Pedagógico foi realizada a análise dos dados coletados durante a realização dos cursos de 2010 e 2011. Essa análise se baseou nas evidências das respostas dos coordenadores aos instrumentos, apontando as expectativas e o seu atendimento. As falas coletadas apontaram categorias e indicadores e foram distribuídas em um quadro de evidências para o mapeamento de forma qualitativa. Na avaliação do atendimento às expectativas foi elaborada uma lista de verificação dos aspectos dos indicadores e respectivas categorias de ambos os cursos. Os resultados deste estudo mostraram que houve atendimento às expectativas dos participantes. Foi construída uma matriz SWOT que se divide em pontos fortes, fragilidades, oportunidades e ameaças, a partir das percepções dos Coordenadores Pedagógicos. Esta matriz apresenta a conclusão do estudo e embasa as recomendações de melhoria da formatação de futura proposta de formação continuada do Coordenador Pedagógico por parte da 2ª CRE.

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DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v0i0.4522



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Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

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