A fidelização dos alunos no PROEJA do Colégio Pedro II: avaliação nos cursos do Campus Realengo II

Marcus Vinicius Pinheiro Costa, Ligia Gomes Elliot

Resumo


O estudo teve como objetivo avaliar os motivos que garantem a permanência dos alunos nos cursos do PROEJA do Colégio Pedro II, a partir das concepções dos referidos educandos. Foi utilizada uma abordagem mista, para a realização deste estudo, buscando medir até que ponto os objetivos previstos no Documento Base do programa foram realmente alcançados, como também identificar em que medida houve o atendimento das necessidades do aluno, considerando-se as práticas pedagógicas e assistência a ele prestada. A construção do quadro de categorias e indicadores levou em consideração a definição do objeto de estudo, a seleção do referencial teórico e a experiência docente do autor junto a jovens e adultos, assim como as questões avaliativas propostas. Para a realização da coleta de dados, o autor considerou a complexidade e diversidade dos dados, optando por dois tipos de instrumentos: o questionário e a lista de verificação. Após a validação dos mesmos pelos especialistas, os instrumentos foram auto administrados pelos alunos da 2ª e 3ª séries dos cursos do PROEJA, com a supervisão do avaliador. Os dados coletados foram organizados de acordo com a relevância dos itens, tendo sido seus indicadores agrupados em tabelas e gráficos. A despeito de a avaliação indicar que somente os objetivos do programa foram atendidos plenamente, os resultados contemplaram o objetivo do estudo, por revelarem que a permanência dos alunos no PROEJA está relacionada a uma formação acadêmica plena, de qualidade e articulada com a formação profissional, independente das ações afirmativas implementadas pelo Colégio Pedro II ou o Governo. As recomendações do estudo enfatizam a importância de se adequar o atendimento dos serviços do programa às categorias analisadas, bem como a manutenção do Programa.

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DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v0i0.4517



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Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

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