Avaliação do Curso de Extensão “Formação Continuada e Currículos Praticados”: uma abordagem qualitativa

Maria Lucia Brandão dos Santos, Maria de Lourdes Sá Earp de Mello e Silva

Resumo


O estudo teve como objetivo avaliar o Curso de Extensão “Formação Continuada e Currículos Praticados”, uma das vertentes de um projeto desenvolvido pelo Colégio de Aplicação da Universidade do Rio de Janeiro em parceria com a Secretaria de Educação de Queimados. A avaliação buscou identificar, por meio de categorias e seus indicadores, a visão do professor participante sobre o Curso. O estudo avaliou, também, em que medida, sob a ótica do cursista, as ações promovidas pelo Curso contribuíram para mudanças de sua prática pedagógica. Os instrumentos utilizados, a observação e a entrevista, foram selecionados a partir da escolha da abordagem avaliativa centrada nos participantes, de cunho qualitativo. As observações foram realizadas no período de maio a dezembro de 2012, envolvendo todos os professores do Curso, e as entrevistas, em janeiro de 2013, abrangendo cerca de oito cursistas. Os resultados da avaliação levaram a concluir que os professores consideraram relevantes: a metodologia e as atividades desenvolvidas, as contribuições para uma melhor prática, o aumento da autoconfiança e o fornecimento de um certificado da UFRJ. Foi sugerida a realização de uma avaliação incluindo outros públicos, o que traria contribuições significativas para o aperfeiçoamento das próximas edições do Curso.

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DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v0i0.4515



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Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

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