Avaliação do Curso de Extensão “Formação Continuada e Currículos Praticados”: uma abordagem qualitativa
Resumo
Texto completo:
PDFReferências
AFONSO, Almerindo. Avaliação na Educação. In: MELO, Marcos Muniz (Org.). Avaliação na Educação. Pinhais: Melo, 2007.
ANDALÓ, Carmen Sílvia de Arruda. Fala, Professora!: repensando o aperfeiçoamento docente. Petrópolis: Vozes, 1995.
ASINELLI, Thania et al. Como avaliar os efeitos da formação contínua na atuação do professor. In: Melo, Marcos Muniz (Org.). Avaliação na Educação. Pinhais: Melo, 2007.
BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari. Investigação qualitativa em educação. Porto: Porto Editora, 1994.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. [Diário Oficial da Republica Federativa do Brasil], Brasília, DF, 23 dez. 1996. Disponível em: . Acesso em: 18 nov. 2012.
BRASIL. Lei n. 5.692, de 11 de agosto de 1971. Fixa diretrizes e bases para o ensino de 1º e 2º graus, e dá outras providências. [Diário Oficial da República Federativa do Brasil]. Brasília, DF, 12 ago. 1971.
CHIANCA, Thomaz; MARINO, Eduardo; SCHIESARI, Laura. Desenvolvendo a cultura de avaliação em organizações da sociedade civil. São Paulo: Global, 2004.
DA MATTA, Roberto. O ofício de etnólogo ou como ter “Antropological Blues”. In: NUNES, Edson de Oliveira (Org.). A aventura sociológica: objetividade, paixão, improviso e método na pesquisa social. Rio de Janeiro: Zahar, 1978.
ELLIOT, Gomes Ligia. Definição e Finalidade. In: ______. (Org.). Instrumentos de Avaliação e Pesquisa: caminhos para construção e validação. Rio de Janeiro: Wak, 2012.
FRANCO, Creso; ALVES, Fátima; BONAMINO, Alicia. A qualidade do ensino fundamental: políticas, suas possibilidades e seus limites. Educação e Sociedade. Campinas, v. 28, n. 100, out., 2007. p. 989-1014, Especial.
HOUAISS, Antônio; VILLAR, Mauro de Salles. Dicionário Houaiss da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001. IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Cidades. Rio de Janeiro, Queimados: infográficos: históricos. Rio de Janeiro, 2013. Disponível em: . Acesso em: 7 maio 2013.
INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. IDEB - Índice de Desenvolvimento da Educação Básica: resultados e metas. [S.l.], 2009. Disponível em: . Acesso em: 25 set. 2012.
MESQUITA, Silvana. Os resultados do IDEB no cotidiano escolar. Ensaio. Rio de Janeiro, v. 20, n. 76, 2012.
MINAYO, Maria Cecilia de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo: Hucitec, 2008.
MONTEIRO, Bêta Angélica; JOSÉ, Cristiana Victória. Possibilidades de expansão do presente com alunos de 4º e 5º anos do Ensino Fundamental em processo inicial de alfabetização. Queimados: Secretaria de Educação de Queimados, 2012. (Folder).
O DIA ON LINE. Queimados está de portas abertas para as empresas: prefeito Max Lopes comemora parcerias bem sucedidas com os governos Estadual e Federal, e afirma que espera terminar o ano de 2012 com oito mil empregos no Distrito Industrial. Jornal o Dia. Rio de Janeiro, 23 jun. 2012. Seção: O Dia no Estado. Disponível em: . Acesso em: 14 set. 2012.
PREFEITURA DE QUEIMADOS: mais perto de você. Rio de Janeiro, 2012. Disponível em: . Acesso em: 14 set. 2012.
SÁ EARP, Maria de Lourdes. Observação. In: ELLIOT, Ligia Gomes (Org.). Instrumentos de Avaliação e Pesquisa: caminhos para construção e validação. Rio de Janeiro: Wak, 2012.
SILVA, Angela Carrancho. Entrevista. In: ELLIOT, Ligia Gomes (Org.). Instrumentos de avaliação e pesquisa: caminhos para construção e validação. Rio de Janeiro: Wak, 2012.
SCHOFIELD, J. W.; ANDERSON, K. M. Combining quantitative and qualitative methods in research on ethrec identity and intergroup relations. Educational, Management and Administration Society, Los Angeles, p. 121-127, 1984.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2010.
UNICEF. Biblioteca. Declaração mundial sobre educação para todos: conferência de Jomtien – 1990. Tailândia: UNICEF, 1990. Disponível em: . Acesso em: 9 nov. de 2013.
WACHTMAN, E. L. Evaluation as a story: the narrative quality of education evaluation. Toronto: Educational Research Association, 1978.
WIKIPEDIA: a enciclopédia livre. Ficheiro: Rio de Janeiro Município de Queimados. Svg, [S.l], 2006. Disponível em: . Acesso em: 14 set. 2012.
WIKIPEDIA: a enciplopédia livre. Ficheiro: Estação de Queimados. JPG. [S.l.], 2010. Disponível em: . Acesso em: 14 set. 2013.
WORTHEN, Blaine R.; SANDERS, James R.; FITZPATRICK, Jody L.; Avaliação de programas: concepções e práticas. São Paulo: Ed. Gente, 2004.
DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v0i0.4515
Direitos autorais 2023 Fundação Cesgranrio

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Principios Norteadores para o Avaliador
Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)
Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:
1. Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.
2. Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.
3. Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.
4. Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.
5. Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.
Indexado em:
Miguilim - Diretório das revistas científicas eletrônicas brasileiras
DOAJ - Directory of Open Access Journals
EBSCO - Information Services
Latindex - Sistema regional de información en línea para revistas científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal
LivRe! - Portal do CNEN - Comissão Nacional de Energia Nuclear do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação
OEI - Organizacion de Estados Iberoamericanos (Madri, Espanha, CREDI)
RCAAP - Repositorio Cientifico de Acesso Aberto de Portugal
REDIB - Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico
Scopus - A maior base de dados de abstracts e citacao de literatura revisada por pares:periodicos cientificos, livros e anais
Scimago
SJR : Scientific Journal Rankings

Meta: Aval., Rio de Janeiro, ISSN 2175-2753.