Avaliação do Curso Rotinas Processuais para Setor de Pessoal da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Luciana Snaider Ribeiro, Lígia Silva Leite

Resumo


Este estudo teve por objetivo avaliar o Curso Rotinas Processuais para Setor de Pessoal da UFRJ, na perspectiva dos aprovados. Este é um curso de capacitação a distância oferecido aos servidores que trabalham nos setores de pessoal da Universidade. A questão avaliativa que norteou o estudo foi: em que medida o Curso Rotinas Processuais para Setor de Pessoal foi importante para o desempenho profissional dos aprovados? Foi utilizada a abordagem avaliativa centrada na administração. Seguiu-se a metodologia proposta por Abbad et al. (2012) para avaliação da transferência do treinamento em profundidade (efeitos sobre o comportamento do indivíduo no cargo). Foi elaborado um questionário do tipo misto, com 80 itens estruturados sob a forma de Escala de Likert, agrupados pelos módulos do Curso e seguidos de espaço para comentários. O instrumento foi validado por quatro especialistas, ajustado e aplicado aos aprovados. Os respondentes indicaram o grau de importância do curso para o seu desempenho profissional representado em cada item, em uma escala com as seguintes alternativas: (NI) Nada importante; (PI) Pouco importante; (I) Importante; (MI) Muito importante. Obteve-se as respostas de 46 aprovados no Curso nos anos de 2015 e 2016, sendo consideradas aptas para análise 40 respostas. A partir dos resultados encontrados, concluiu-se que o Curso foi importante para o desempenho profissional dos aprovados e atingiu seus objetivos. Com base nas respostas coletadas recomenda-se que: (a) sejam revistas algumas informações contidas no material didático e determinados trâmites processuais; (b) sejam consideradas as sugestões de melhoria feitas na avaliação de reação; (c) amplie-se o Curso, incorporando outros assuntos da área de pessoal; (d) promova-se uma próxima edição do Curso, com prioridade de inscrição para os servidores das unidades da Universidade ainda não contempladas; (e) seja dada atenção ao processo de inscrição, para que o Curso atinja seu público-alvo; (f) sejam criados critérios para reter o servidor que recebeu a formação no cargo e /ou na unidade por tempo mínimo a ser determinado.

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DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v0i0.4514



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Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

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