Construção de instrumento para avaliação de cursos de pós-graduação lato sensu a distância da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Kátia Vasconcelos Ferreira, Lígia Silva Leite

Resumo


Este estudo avaliativo teve por objetivo construir um instrumento de avaliação dos cursos de pós-graduação lato sensu da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), ofertados na modalidade à distância. Para tanto, baseou-se nos Referenciais de Qualidade para a Educação Superior a Distância do Ministério da Educação e no Regimento Geral dos cursos de pós-graduação lato sensu da UNIRIO. Tendo como justificativa a inexistência de instrumentos específicos, válidos e confiáveis, para realizar a proposta em tela, buscou-se, com apoio das abordagens centradas em objetivos e em especialistas, elaborar um instrumento aplicável a qualquer curso na modalidade mencionada. Foram elaborados dois instrumentos de avaliação: um destinado a avaliar o projeto de curso e outro para avaliar o curso já implementado. A versão preliminar dos instrumentos foi submetida à análise de cinco especialistas com experiência em cursos de pós-graduação lato sensu e/ou em educação superior à distância. Através de uma ficha de registro da análise, cada especialista avaliou a adequação, ou não, dos itens ao objetivo do estudo, à questão avaliativa e aos critérios, indicadores e padrões propostos. Após a compilação dos dados, foram seguidas todas as recomendações dos especialistas, a fim de se elaborar a versão final dos instrumentos. Como desdobramento deste estudo, recomenda-se a aplicação dos instrumentos construídos, para que os resultados aqui expressos possam ser avaliados no seu confronto com a empiria.

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DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v0i0.4513



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Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

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