O Professor como Agente de Mudança Educacional: uma avaliação de curso de especialização a distância na PUC-Rio

Gleilcelene Neri de Brito, Lúcia Regina Goulart Vilarinho

Resumo


A cibercultura impõe às instituições educacionais não apenas estudar o que significa este novo cenário, como também permitir aos seus professores usar, com sentido, as tecnologias, delas tirando o melhor proveito em sua prática pedagógica. Tendo esta questão como pano de fundo, a Coordenação Central de Educação a Distância da PUC-Rio implementou, nos anos de 2013/14, um Curso de Especialização Lato Sensu na perspectiva de formação continuada em tecnologias aplicadas ao Ensino Superior, a um grupo de docentes oriundos de diferentes Departamentos. Um dos objetivos desse curso previa que os docentes deveriam “atuar como agentes de mudanças educacionais nas suas respectivas salas de aula”. Como este objetivo apresenta estreita relação com o desempenho dos docentes pós-curso, considerou-se que seria válido avaliá-lo, por meio de um estudo avaliativo, através das seguintes questões: (a) em que medida a participação no curso provocou mudanças na prática pedagógica dos concluintes? (b) até que ponto as mudanças observadas apresentam relações com o trabalho final de conclusão do curso (TCC)?; e (c) qual o grau de satisfação dos participantes com o curso realizado? Assim, foi usada a abordagem avaliativa baseada nos consumidores (participantes) do curso. Dos 37 concluintes foram escolhidos 19 participantes, com base na análise do resumo de seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), definido como um trabalho de cunho prático, o qual, por suposição, teria mais condições de levar o docente a atuar como um “agente de mudanças educacionais”. A partir da definição dos participantes, foi construído o Quadro de Critérios e Padrões de Julgamento, baseado nos objetivos do curso de especialização e deste derivado o instrumento de avaliação – um questionário com questões fechadas e abertas, destinado a avaliar as questões avaliativas. O instrumento foi validado, reformulado e aplicado aos participantes, oferecendo as respostas do estudo, dentre as quais se destacam: (a) o curso favoreceu o desenvolvimento de competências e habilidades para uma prática docente relacionada com o uso das tecnologias; e (b) o curso Tecnologias no Ensino Superior conseguiu atender a diversos propósitos para os quais foi desenvolvido, especialmente o que se refere a “repensar a forma de ensinar”.

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DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v0i0.4511



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Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

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Meta: Aval., Rio de Janeiro, ISSN 2175-2753.