O Curso de Libras do Instituto Nacional de Educação de Surdos: avaliação por servidores egressos

Catarina Alves Badaue, Roberto Guimarães Boclin

Resumo


O objetivo deste estudo foi avaliar o Curso de Libras (Língua Brasileira de Sinais) do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) para a comunidade na visão dos servidores egressos do período compreendido entre os anos de 2014 a 2017. Os procedimentos metodológicos incluem a abordagem avaliativa de mérito e impacto e, de forma respectiva, duas questões avaliativas: em que medida o curso de Libras do INES atendeu às expectativas dos servidores egressos quanto à sua formação?; e em que medida o curso de Libras do INES trouxe impacto na vida profissional dos servidores egressos? Faz parte destes procedimentos a construção do quadro de categorias e indicadores que serviu de base para a elaboração do instrumento, um questionário online, com questões fechadas, mistas e uma aberta. Este instrumento foi validado por dois especialistas ligados à área da Educação de Surdos e três especialistas da área da Avaliação. Foram estabelecidas as Categorias Qualidade do Curso, Nível de Satisfação quanto às Condições de Infraestrutura e Segurança e Impacto do Curso na vida profissional. Os resultados foram analisados e revelaram que o Curso de Libras do INES logrou avaliação positiva. Foram feitas recomendações com o objetivo de colaborar com o aprimoramento do Curso.

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DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v0i0.4506



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Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

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Meta: Aval., Rio de Janeiro, ISSN 2175-2753.