Avaliação de Curso de Extensão desenvolvido por Servidores Técnico-Administrativos da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO

Astride Izabel Costa Pais Rangel, Christina Marília Teixeira da Silva

Resumo


Este estudo teve por objetivo avaliar o mérito e o impacto do “Curso de Capacitação (treinamento em serviço) de Equipes para o Desenvolvimento e Acompanhamento dos Programas de Pós-Graduação e Projetos de Pesquisa no âmbito da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO”. O curso foi destinado aos profissionais (técnicos, administrativos e docentes) da Universidade, que já atuavam ou desejavam atuar na gestão de Pós-Graduação. Caracterizou-se ainda por mostrar a atuação dos técnicos e administrativos na busca por mudanças organizacionais a fim de proporcionar um ensino de qualidade aos servidores participantes. Para obtenção dos dados do estudo foram enviados, no primeiro semestre de 2013, dois questionários: um questionário aos 84 alunos inscritos no Curso, nomeados Cursistas e outro questionário aos 12 técnicos e administrativos, nomeados Tutores, Coordenadores de Módulo e Coordenador Geral, que tiveram a responsabilidade de elaborar o projeto e ministrar o Curso de Extensão. A abordagem avaliativa seguiu a recomendada por Scriven que avalia o mérito e o impacto de um objeto. Observou-se que tanto os cursistas, como os tutores, coordenadores de módulo e coordenador geral reconheceram a importância e a utilidade deste tipo de capacitação no processo de ensino e aprendizagem nas tarefas realizadas diariamente no cotidiano da Instituição.

Texto completo:

PDF

Referências


BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Tradução Luís Antero e Augusto Pinheiro. Lisboa: Edições 70, 2000.

BASTOS, Antonio Virgílio Bittencourt. O Suporte oferecido pela pesquisa na área de treinamento. Revista de Administração, São Paulo, v. 26, n. 4, p. 87-102, out./dez., 1991.

BRASIL. Decreto-Lei nº 773, de 20 de Agosto de 1969. Provê sobre a criação da Federação das Escolas Federais Isoladas do Estado da Guanabara (FEFIEG) e dá outras providências. Diário Diário Oficial da União, Brasília, DF, 21 ago. 1969. Seção 1, p. 7097. Disponível em: < http://www2.camara.leg.br/legin/fed/declei/1960- 1969/decreto-lei-773-20-agosto-1969-374734-publicacaooriginal-1-pe.html>. Acesso em: 29 out. 2012.

BRASIL. Lei nº 10.750, de 24 de outubro de 2003. Altera a denominação da Universidade do Rio de Janeiro. Diário Diário Oficial da União, Brasília, DF, 27 out. 2003. Disponível em: < http://www.dji.com.br/leis_ordinarias/l-010750-24-10- 2003.htm>. Acesso em: 29 out. 2003.

BRASIL. Parecer nº 4.529, de 07 de novembro de 1975. Adaptação da estrutura da Federação das Escolas Federais Isoladas do Estado do Rio de Janeiro aos preceitos de seu estatuto. Conselho Federal de Educação, Brasília, DF, [08] nov. 1975.

BRASIL. Portaria nº 2.176, de 04 de outubro de 2001. Aprova as alterações do Estatuto da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, mantida pela união. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 5 set. 2001. Seção 1, p. 70. Disponível em:< http://www.proplan.unirio.br/grupo-de-trabalho-da-lei-de-acesso-ainformacao/portaria-mec-2.176-2001-aprova-estatuto-da-unirio/view>. Acesso em: 19 ago. 2013.

FREITAS, Adriano Vargas; LEITE, Lígia Silva. Com giz e laptop: da concepção à integração de políticas públicas de informática. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2011.

PADILHA, Paulo Roberto. Planejamento dialógico. São Paulo: Cortez, 2001.

UNIRIO. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Projeto final de Curso de Extensão de Capacitação de Equipes. Rio de Janeiro: UNIRIO, 2011. (Processo UNIRIO nº 23102.000.086/2011-99).

UNIRIO. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Resolução nº 2.245, de 15 de fevereiro de 2001. Dispõe sobre aprovação das alterações no Estatuto da Universidade do Rio de Janeiro - UNIRIO. Rio de Janeiro, 2001. Disponível em: Acesso em: 19 ago. 2013.

WORTHEN, Blaine R.; SANDERS, James R.; FITZPATRICK, Jody L.;. Tradução Dinah de Abreu Azevedo. Avaliação de programas: concepções e práticas. São Paulo: Editora Gente, 2004.




DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v0i0.4505



Direitos autorais 2023 Fundação Cesgranrio

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

Indexado em:

  1. Miguilim - Diretório das revistas científicas eletrônicas brasileiras

  2. DOAJ - Directory of Open Access Journals

  3. EBSCO - Information Services

  4. Edubase

  5. Google Scholar

  6. Latindex - Sistema regional de información en línea para revistas científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal

  7. LivRe! - Portal do CNEN - Comissão Nacional de Energia Nuclear do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação

  8. OEI - Organizacion de Estados Iberoamericanos (Madri, Espanha, CREDI)

  9. RCAAP - Repositorio Cientifico de Acesso Aberto de Portugal

  10. REDIB - Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico

  11. Scopus - A maior base de dados de abstracts e citacao de literatura revisada por pares:periodicos cientificos, livros e anais

 

Scimago

SJR : Scientific Journal Rankings

SCImago Journal & Country Rank
  
  

Meta: Aval., Rio de Janeiro, ISSN 2175-2753.