Avaliação do Curso Técnico em Logística no Programa Dupla Escola: o ensino médio básico integrado à formação profissional

André Luis Rosario dos Santos, Lúcia Regina Goulart Vilarinho

Resumo


Um dos desafios que a escola enfrenta, na atualidade, é manter-se atrativa ao jovem do século XXI e continuar exercendo seu importante papel educativo. Nesta direção, foi criado o Programa Dupla Escola, uma parceria público-privada que visa promover a formação profissional técnica de forma articulada com o ensino médio em uma experiência de educação integral. Este estudo teve como objetivo avaliar a relevância do currículo integrado do Ensino Médio e do Curso Técnico em Logística e sua implementação por meio da prática pedagógica como sua principal estratégia. Como esse objetivo apresenta estreita relação com a prática pedagógica dos docentes, considerou-se que seria válido avaliá-lo sob a ótica dos próprios docentes, respondendo-se às seguintes questões: (a) até que ponto a prática pedagógica dos docentes do Programa Dupla Escola contribui para a concretização da integração dos currículos? e (b) até que ponto a prática pedagógica dos docentes do Programa Dupla Escola contribui para efetivação do programa? Para tanto, usou-se a abordagem avaliativa centrada em objetivos e, com base em referencial teórico, foi construído o Quadro de Categoria Avaliativas, Indicadores e Padrões de Julgamento, do qual derivou-se o instrumento de avaliação do tipo misto – uma escala de Likert, que objetivou medir o nível de concordância do corpo docente sobre a integração dos currículos e sua prática pedagógica. Os docentes também exemplificaram, em campos abertos, situações vivenciadas em sala de aula que justificassem sua opinião. O instrumento foi validado e reformulado e, em seguida, disponibilizado, por meio eletrônico, para todos os 15 professores do ensino médio e instrutores do curso técnico. Nove docentes responderam o instrumento. Os resultados indicam a existência de um nível elevado de concordância desses atores com a importância da contribuição da sua prática pedagógica para integração dos currículos e a efetivação do Programa Dupla Escola. A principal recomendação do estudo é investir um tempo maior no planejamento da matriz curricular integrada, principalmente em relação ao detalhamento das atividades que compõem o planejamento das ações integradas dos docentes em sala de aula.

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DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v0i0.4503



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Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

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