Autoavaliação de Curso: uma proposição metodológica para a educação profissional

Anderson Teixeira Boanafina, Thereza Penna Firme

Resumo


A tendência da educação profissional, na atualidade, aponta para integração da preparação do cidadão para o processo produtivo e para a vida em sociedade, requerendo, da escola, um ensino apoiado em sólida base de conhecimento científico associado à formação geral e cultural. Essa realidade, que permeia as instituições de educação profissional, fortalece as possibilidades de construir uma nova forma de responder às demandas sociais por emprego e geração de renda, combatendo a exclusão social e, simultaneamente, promovendo o desenvolvimento das ciências e de novas tecnologias. Surge, então, um dilema na vida do gestor de uma instituição pública de ensino profissionalizante: Como ter a certeza de que seus Cursos estão atendendo às demandas da sociedade? Uma via, para responder essa indagação, está em submeter seus Cursos a contínuos processos de avaliação ou, como será concebida no presente estudo, de autoavaliação. Assim, desde o planejamento de um novo Curso até a sua reestruturação, o gestor terá um mapeamento sobre o nível de atendimento das expectativas dos seus consumidores internos (alunos, funcionários e responsáveis) e externos (representantes do mundo produtivo e da sociedade em geral). A proposta metodológica, ora apresentada, está estruturada em quatro fases avaliativas e utiliza como referencial teórico a Abordagem Centrada no Consumidor, de Scriven, que associada a indicadores empregados por segmentos educacionais busca cumprir a função essencial da avaliação, ou seja, proporcionar informações que auxiliem em tomadas de decisões e, mais especificamente, produzir melhorias nos cursos avaliados. O modelo desenvolvido foi aplicado, através de um estudo de caso, em uma instituição pública no Estado do Rio de Janeiro revelando, entre outras informações, que a organização curricular e a infraestrutura estavam em concordância com a área profissional do curso oferecido. Entretanto, o curso não atendia as demandas sociais por emprego e/ou geração de renda.

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DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v0i0.4502



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Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

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