Especificidades de Gestão de Micro e Pequenas Empresas: análise de conteúdo dos projetos pedagógicos de engenharia de produção
Resumo
Este artigo se concentrou em analisar como os cursos de graduação em Engenharia de Produção abordam as especificidades de Gestão de Micro e Pequenas Empresas (GMPE) a partir dos Projetos Pedagógicos de Cursos (PPC), com ênfase nas dimensões dirigente, organização e ambiente. O estudo consistiu em uma pesquisa documental de 137 projetos pedagógicos de Engenharia de Produção, em 82 instituições de ensino superior públicas e privadas brasileiras, usando o software Linguistic Inquiry and Word Count (LIWC) para a análise de conteúdo. Os resultados mostraram que a abordagem das especificidades de GMPE pelos cursos tem uma perspectiva comportamental e interna à micro e pequena empresa (dimensão dirigente). Por se tratar de um assunto atual e emergente, a análise gerou revelações que contribuem para o conhecimento das especificidades de GMPE pelos cursos e que direcionam pesquisas futuras.
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PDFReferências
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Principios Norteadores para o Avaliador
Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)
Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:
1. Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.
2. Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.
3. Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.
4. Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.
5. Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.
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