Construção de sentenças descritoras para itens de química no ENEM para o aprimoramento da prática pedagógica

Vinícius da Silva Carvalho, Andréia Francisco Afonso

Resumo


Este artigo apresenta o processo de elaboração de sentenças descritoras para itens de Química do Enem, realizado por professores atuantes no Ensino Médio. Esse processo se desenvolveu em um Curso de Extensão, cujo objetivo foi o de auxiliar os professores na compreensão da correlação entre os parâmetros estatísticos da prova do Enem e a Taxonomia de Bloom. Além disso, buscou-se a integração com aspectos conceituais e cognitivos relativos aos itens, com base em uma metodologia que envolveu análise de métodos quantitativos e qualitativos. Os resultados indicam que as análises de sentenças descritoras podem aprimorar as práticas pedagógicas por proporcionarem uma compreensão mais profunda das habilidades não desenvolvidas pelos estudantes.


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DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v16i53.4401



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Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

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