Information and knowledge management in Emergency Care Units: an evaluation of Daily Huddles in emergency services

Andrei Bonamigo, Gabriel Nascimento Santos, Sandra Maria do Amaral Chaves, Robisom Damasceno Calado

Resumo


This study aimed to evaluate the impacts of implementing the Daily Huddle in emergency services from the perspective of knowledge and information management. This is a qualitative study with a descriptive and exploratory approach, in which a content analysis. Based on the findings, it was possible to list a set of empirical impacts on the 24-hour UPA routine. The Daily Huddle had a positive impact on communication between health professionals, on the evaluation and sharing of information, knowledge, and agility in problem-solving. This study showed that daily meetings improved communication, sharing of information and knowledge, and problem-solving and helped in the assessment of operational problems present in the routine of professionals at the analysed health units.

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DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v16i53.4322



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Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

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