A avaliação para as aprendizagens: percepções de alunos de um Agrupamento de Escolas português

Carlos Alberto Ferreira, Ana Cristina Folgado

Resumo


A avaliação para as aprendizagens é de natureza formativa contínua, está integrada no processo de ensino e de aprendizagem e visa a melhoria das aprendizagens dos alunos. No contexto do Projeto de “Monitorização, Acompanhamento e Intervenção em Avaliação Pedagógica”, em colaboração com o Ministério da Educação português, foi implementado um projeto de avaliação para as aprendizagens num Agrupamento de Escolas do norte de Portugal. Assim, questionámos as percepções dos alunos dos 5º aos 12º anos de escolaridade desse Agrupamento sobre o novo referencial daquela avaliação. O nosso intuito foi compreender as percepções dos alunos sobre esse referencial e sobre o seu impacto na melhoria das suas aprendizagens. Responderam ao questionário 472 alunos. Os resultados obtidos possibilitaram perceber que eles viam vantagens nessa avaliação, já que diversificava as tarefas de aprendizagem e de avaliação e que lhes possibilitava o estudo diário e a realização de melhores aprendizagens. Para alguns, a referida avaliação possibilitava a obtenção de melhores classificações nas disciplinas. Contudo, consideraram que exigia muito trabalho por terem várias tarefas de aprendizagem e de avaliação nas diversas disciplinas e que era necessária a clarificação e melhor utilização do referencial de avaliação.


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DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v15i49.4255



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Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

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