Avaliação de desempenho do aplicativo Brinka para crianças com neurodiversidade: uma proposta de desenvolvimento com Design Thinking e Lean Startup

Ilma Rodrigues de Souza Fausto, Maicon Gonzaga da Silva, Fabiana Rodrigues Leta, Ruth Maria Mariani Braz

Resumo


A neurodiversidade é um conceito que reconhece e respeita as diferenças neurológicas de indivíduos. Este artigo tem como objetivo apresentar o desenvolvimento de tecnologia assistiva para crianças com Transtorno do Espectro Autista no decorrer das aulas de inclusão social e digital do curso tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistema do Instituto Federal de Rondônia. Pois, identificamos no Centro de Autismo condições para nortear o trabalho de desenvolver tecnologia de hardware e software para atendê-los, durante as brincadeiras no pátio e ações de psicomotricidade. As metodologias utilizadas foram: avaliação de desempenho, Design Thinking, Lean Startup e desenvolvimento Ágil, uma vez que possibilita a simulação do produto em escala real, permitindo a identificação de erros de projeto. Conclui-se, portanto, que o uso das metodologias auxilia no processo de criação e aperfeiçoamento do produto.


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DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v15i47.4233



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Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

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