Análise do feedback escrito da Avaliação Terapêutica: uma revisão sistemática

Lara Letícia Pinto Barbosa, Cristiane Faiad

Resumo


A Avaliação Terapêutica (AT) fundamenta-se na avaliação psicológica e defende uma atuação colaborativa e interventiva, tendo por finalidade a reestruturação da autopercepção do sujeito. O objetivo desse estudo foi avaliar, por meio de uma revisão sistemática, a estrutura e o conteúdo do feedback escrito da AT. Os descritores utilizados foram “therapeutic assessment”, “colaborative assessment” e “case study”. As bases de dados consultadas foram PsycINFO, Medline/Pubmed, Scopus e Web of Science. Dos 126 estudos identificados, 13 foram selecionados para leitura completa. Com base nos resultados, evidenciou-se a importância da elaboração de cartas (e fábulas), sugerindo-se, portanto, a inserção desse tipo de feedback nas avaliações tradicionais, sendo possível a sua aplicação em adultos, adolescentes e crianças.


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Referências


*Referências com asterisco indicam os estudos que foram incluídos na revisão sistemática

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DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v15i49.4207



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Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

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