Avaliação da Aprendizagem em Ambientes Virtuais: e possivel inovar?
Resumo
O presente trabalho e fruto de estudo em andamento vinculado à linha de pesquisa Avaliação das Tecnologias de Informação e Comunicação, do Curso de Mestrado Profissional em Avaliação da Fundação Cesgranrio. O artigo tem por objetivo discutir a avaliação da aprendizagem em ambientes virtuais. Para isso, apresenta de forma breve as geracoes da Educação a Distância (EAD), enfatizando os atuais recursos tecnologicos disponibilizados em AVA. Destaca, tambem, o processo evolutivo da EAD no Brasil, observando-se uma tendencia marcante para a criação de consorcios, principalmente na esfera pública. Percebe-se que os cursos de graduação oferecidos na modalidade EAD, de forma geral, adotam abordagens avaliativas tradicionais, atribuindo um peso maior às provas finais presenciais, revelando influencia dos principios tecnicistas, mesmo quando os referidos cursos se autodenominam construtivistas. A partir do quadro exposto, discutem-se abordagens alternativas de avaliação em ambientes virtuais. Finaliza-se o artigo reafirmando a necessidade de se reavaliar as politicas públicas do setor, que muito mais obstaculizam do que contribuem para a qualidade da Educação a Distância no pais.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v1i2.42
Direitos autorais 2015 Fundação Cesgranrio

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Principios Norteadores para o Avaliador
Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)
Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:
1. Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.
2. Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.
3. Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.
4. Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.
5. Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.
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Meta: Aval., Rio de Janeiro, ISSN 2175-2753.