Avaliação e desenvolvimento organizacional da escola

NatA©rcio Afonso

Resumo


A partir de uma abordagem tributaria da analise estrategica e da sociologia da accao, o presente texto discute os conceitos de avaliação do desempenho, desenvolvimento organizacional e qualidade da educação, sublinhando a natureza politica da avaliação externa das escolas, e a sua dependencia dos valores e das logicas em accao dos actores que a promovem e executam. De seguida mostram como as politicas de promocao da avaliação externa estao em desenvolvimento nos diversos paises europeus e correspondem a tendencias pesadas da evolução das sociedades ocidentais. Finalmente identificam-se aspectos desta "reconfiguração avaliativa" na revolução recente das politicas educativas em Portugal.

ao de problemas, considerando seus aspectos politicos ,econômicos, sociais, ambientais e culturais, com visao etica e humanistica, em atendimento às demandas da sociedade". O terceiro, nas inovacoes tecnologicas. O quarto aspecto, o que e vantagem competitiva para as empresas na atualidade. A pesquisa centraliza as reflexoes tendo como referencia os projetos pedagogicos de alguns cursos antes e depois das diretrizes curriculares das engenharias. O metodo utilizado sera o estudo de caso, estando a pesquisa centrada na formação do engenheiro, nas diretrizes curriculares com foco no Artigo 3°, nas inovacoes tecnologicas, e no conceito de vantagem competitiva. A intencao do trabalho e chamar a atencao, tanto para as dificuldades do estudo, por conta da diversidade de possibilidades, quanto para o enfrentamento da questao da inovação no cotidiano da pratica de formação do Engenheiro, em especial o Engenheiro Mecânico. Ferramenta fundamental para o ganho de vantagem competitiva nas empresas, a inovação passa a ter relevância em todos os curriculos de engenharia, e o caso da engenharia mecânica nao e diferente. No caso da vantagem competitiva, buscou-se estrategias no estudo dos curriculos que fornecem indicativos quanto ao conservadorismo ou nao dos mesmos. O segundo momento do trabalho refere-se a continuação da pesquisa, analisando novamente os projetos na busca de avancos nos documentos que, em tese, se fundamentam os cursos de engenharia mecânica.

Palavras-chave


Avaliação educacional; Sociologia da ação; Sociologia organizacional; Politicas educacionais; Formação de professores

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v1i2.40



Direitos autorais 2015 Fundação Cesgranrio

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliacao e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliacao e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

Indexado em:

  1. Diadorim - Diretório de políticas editoriais das revistas científicas brasileiras

  2. DOAJ - Directory of Open Access Journals

  3. EBSCO - Information Services

  4. Edubase

  5. Google Scholar

  6. Latindex -  Sistema regional de informacion en linea para revistas cientificas de America Latina, el Caribe, España y Portugal

  7. LivRe! - Portal do CNEN-Comissao Nacional de Energia Nuclear, do Ministerio de Ciencia, Tecnologia e Inovacao

  8. OEI - Organizacion de Estados Iberoamericanos (Madri, Espanha, CREDI)

  9. RCAAP - Repositorio Cientifico de Acesso Aberto de Portugal

  10. REDIB - Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico

  11. Scopus - A maior base de dados de abstracts e citacao de literatura revisada por pares:periodicos cientificos, livros e anais

 

Scimago

SJR : Scientific Journal Rankings

SCImago Journal & Country Rank
  
  

Meta: Aval., Rio de Janeiro, ISSN 2175-2753.