Análise da produção do conhecimento na área da avaliação da qualidade da educação superior nos Grupos de Estudos e Pesquisas sobre Educação Superior (GEPES)

Margareth da Silva Guerra, Lucas Borges de Lima, Elielson Borges da Rocha

Resumo


Neste artigo, um recorte da produção acadêmica, trata-se do campo das políticas de avaliação e asseguramento da qualidade da educação superior nos Grupos de Estudos e Pesquisas sobre a Educação Superior (GEPES), visando identificar movimentos de resistência epistemológica com produção de diferentes cosmovisões contra-hegemônicas.  A coleta de dados foi feita no Banco de Dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), combinada com o diretório dos grupos de pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ). Os dados revelam que os estudos consultados norteiam as entrelinhas da hegemonia, da meritocracia, do produtivísmo, evidenciando a significativa importância dos movimentos de resistência epistemológica na produção de diferentes cosmovisões contra-hegemônicas.


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DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v15i47.3957



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Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

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